Portal da Cidade Guaxupé

Festival

Guaxupé Café festival promove ações em celebração aos 110 anos de Guaxupé

O último final de semana foi de extensa programação com o Arraiá do Café, oficinas da Fundação Clóvis Salgado e apresentação de orquestra

Publicado em 23/06/2022 às 10:31

Arraiá do Café. (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Encontro de corais (Foto: Divulgação)

Feira de Artesanato. (Foto: Divulgação)

Orquestra Cefart. (Foto: Divulgação)

Arraiá do Café. (Foto: Divulgação)

Desde o 31 de maio o Guaxupé Café Festival está com uma vasta programação para celebrar os 110 anos de Guaxupé. Durante todo o mês de junho a população de Guaxupé e os visitantes têm opções culturais, capacitações, shows e muito mais à disposição de todos.

Nos últimos dias estas ações se intensificaram ainda mais. De 16 a 19 de junho as atividades levaram um expressivo número de pessoas para o Parque da Mogiana, Feira Livre, Cine 14 Bis e Teatro Municipal. Começando pelo Encontro de Corais, no dia 16, evento que após anos sem ser realizado, voltou com uma energia contagiante. Sob a regência dos Maestros Estevão e Sara, os Corais Master e Infantil de Guaxupé receberam os corais convidados Santa Terezinha de Guaxupé, Coral do Clube Pirassununga, Elohim e Tessitura de São João da Boa Vista, além do Municipal de Casa Branca. Com um repertório que empolgou a plateia, o espetáculo encantou a todos.

Nos dias 17 e 18, a equipe do CEFART – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes realizou workshops sobre empreendedorismo cultural, gestão de projetos, produção de eventos, regência e canto coral. Com a participação de agentes culturais, foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. Nesta mesma data também aconteceu a Mostra de Cinema de Curtas da Fundação Clóvis Salgado no Cine 14 Bis.

As peças teatrais “Canta Grão” do Coletivo.Eco, “Café do Grão a Degustação” do grupo As Brincantes e “A casa e seu dono”, do Grupo Experimental de Teatro, foram apresentadas na Feira Livre, Teatro Municipal e Teatro de Arena do Parque da Mogiana no Arraiá do Café.

Na Fazenda Tulha foi realizado o evento “Colheita Cultural”, que contou com conversa agroecológica, colheita de café orgânico, teatro de bonecos, terço de São Gonçalo com Catira e baile caipira. Uma verdadeira festa na roça alegrou os moradores e público presente.

O primeiro Arraiá do Café promovido em parceria pelas Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Turismo, de Desenvolvimento Social e Educação já é sucesso. A quermesse beneficente às instituições da cidade com Barracas de Comidas típicas, apresentações culturais todas as noites, jogos e quadrilha, veio pra ficar e foi sucesso de público. Neste final de semana animaram a festa, a quadrilha da Apae, as peças de teatro e os cantores, Lucas Félix, Alan Marks, Tô Q Tô e a banda Power Jam.

No domingo a Banda Sinfônica do CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica) da Fundação Clóvis Salgado encerrou a programação da semana com chave de ouro. A Banda tem o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Cefart e valorizar a música original para Banda, uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. O grupo regido pelo Professor Gilson Silva Macedo, tem 30 alunos dos cursos de sopros, percussão e cordas e mantém viva a rica tradição do Estado de Minas Gerais que é a de manutenção e valorização das Bandas de Música.

A programação do Guaxupé Café Festival segue até dia 30 de junho. Ainda haverá atrações culturais, dança, teatro, passeio ciclístico, homenagens e exibição de vídeos. Confira a programação no www.turismoguaxupe.com.br e www.guaxupe.mg.gov.br.

Fonte:

Deixe seu comentário