Portal da Cidade Guaxupé

Premiados

Grupos de Teatro de Guaxupé ganham prêmios em Conselheiro Lafaiete

XIX Face aconteceu em julho em Conselheiro Lafaiete. Grupos Tramas e Dramas, Dona Rosa, Paralelo de Teatro e Passarim representaram Guaxupé no evento.

Publicado em 31/07/2019 às 21:52

Grupos de teatro de Guaxupé participaram do XIX FACE no mês de julho. (Foto: Divulgação)

Café de Meia ganhou prêmio de melhor espetáculo Alternativo e melhor direção para Vanessa Marques. (Foto: Divulgação)

Espetáculo Olho de Cigana- Oblíqua e Dissimulada do Centro Cultural Dona Rosa. (Foto: Divulgação)

O espetáculo A Família Addams, do Grupo Paralelo de Teatro. (Foto: Divulgação)

Quatro grupos de teatro amador de Guaxupé participaram do XIX Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE), que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho. Os artistas guaxupeanos tiveram 21 indicações de prêmios.

Café de Meia foi escolhido Melhor Espetáculo Alternativo. (FOTO: Divulgação FACE)

O espetáculo Café de Meia, do Tramas e Dramas, que competiu na categoria ALTERNATIVO, foi indicado a melhor sonoplastia, melhor caracterização, melhores atores (Pedro Simões e Leandro Mancini), melhores atrizes (Giovana Leonel e Vanessa Marques) e trouxe os PRÊMIOS de: melhor adequação ao espaço, melhor direção (Vanessa Marques) e melhor espetáculo alternativo nacional. Essa montagem já soma 5 prêmios nacionais, sendo que no FETEG – Festival Nacional de Teatro de Guaranésia, realizado em maio de 2019, trouxe, para nossa cidade, os prêmios de: melhor visualidade espacial e melhor direção.

Espetáculo Olhos de Cigana- Oblíqua e Dissimulada (Foto: Divulgação)

Já o espetáculo Olhos de Cigana – Oblíqua e Dissimulada, do grupo Dona Rosa, formado prioritariamente por adolescentes sob a coordenação do professor e diretor Pedro Simões, arrebatou o público no Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete e recebeu várias indicações, destaque para as meninas Clara Pallos e Suelen Assis, indicadas a melhores atrizes coadjuvantes, Tatiane Batistuzzo, indicada a melhor atriz, Pedro Simões indicado a melhor diretor além da indicação de melhor espetáculo na categoria DRAMA. 

O Grupo Passarim, do Instituto Cultural Elias José, foi com A Menina dos Fósforos, na categoria INFANTIL. Também foi destaque pela simplicidade e poesia em cena. Foram várias indicações, destaque para Elisângela Ferreira, indicada a melhor atriz coadjuvante, Suelen Assis, indicada a melhor atriz, Pedro Simões, indicado a melhor diretor, além da indicação a melhor espetáculo na categoria. A

Luiz Eduardo Sarrassini, do Grupo Paralelo de Teatro ganhou prêmio de melhor Fantasia no Baile dos artistas (Foto: redes sociais)

Ainda na categoria INFANTIL, o Grupo Paralelo de Teatro recebeu duas indicações pelo espetáculo “ A Família Addams: melhor ator coadjuvante para Luiz Eduardo Sarrassini e melhor atriz coadjuvante para a atriz mirim- Manuela Guimarães. Grupo venceu como Melhor Fantasia no baile dos Artistas para a caracterização da bruxa Úrsula, interpretada por Luiz Eduardo Sarrassini.

“Esse resultado e o reconhecimento dos trabalhos nos deixa muito felizes. Apesar de parceiros, as linguagens de cada montagem são muito particulares e alcançaram grande apreciação do público e dos jurados. Particularmente com o Grupo Dona Rosa, formado por jovens, a participação em festivais incentiva a dedicação, o estudo das artes cênicas e o trabalho em equipe. O trabalho de formação e pesquisa realizado pela Associação Tramas e Dramas junto a esses jovens e o intercâmbio constante com outros grupos, através de oficinas e residências artísticas que acontecem durante o ano todo no CCDR, colaboram muito para esse resultado, o que eleva o Centro Cultural Dona Rosa a ser referência no fazer artístico em nosso estado”, afirmou Vanessa Marques.

Já o diretor do Grupo Paralelo de Teatro Willian Rodrigues, lembrou o apoio da Secretaria de Cultura de Guaxupé que apoiou a ida de todos os grupos de teatro ao festival. “Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram com o grupo nos semáforos para que pudéssemos completar os gastos para nossa ida ao festival. À toda organização do FACE, que nos receberam com muito carinho e amor, nos ajudando em tudo que era necessário. Também agradecemos aos pais dos atores pela confiança e por acreditarem no grupo e claro, a estes atores Paralelos incríveis que abrilhantam e dão vida aos nossos espetáculos. Agradeço demais a vocês por fazerem acontecer. Tenho a certeza que para nós foi e será muito válido tudo que vimos e presenciamos”, ressaltou Rodrigues.

Passos

O Tramas e Dramas ainda esteve presente no III FNTP – Festival Nacional de Teatro de Passos, entre os dias 21 e 28 de julho, com o espetáculo À Beira do Nada, que tem texto e direção de Juliano Canal, competindo na categoria PALCO, que este ano recebeu grupos profissionais de vários estados do país.


Fonte:

Deixe seu comentário