Portal da Cidade Guaxupé

Flig

Feira do Livro de Guaxupé chega à 6ª edição com homenagem à literatura de Cordel

Evento deste ano tem como patrono o poeta e cordelista Bráulio Bessa que estará presente na abertura da feira, no próximo domingo (29).

Publicado em 25/09/2019 às 23:44
Atualizado em

FLIG chega à 6ª Edição em Guaxupé. (Foto: FLIG MINAS)

Os apaixonados por literatura na região devem se encontrar em Guaxupé na próxima semana. Isso se deve a 6ª edição da Feira do Livro de Guaxupé (FLIG) que acontece entre os dias 29 de setembro a 06 de outubro. Neste ano a FLIG tem como tema “Poesia, amor e Viola” e fará uma homenagem a literatura de cordel. Por isso a escolha do poeta, cordelista e declamador Bráulio Bessa, como patrono da feira deste ano.


Bráulio Bessa é o patrono da Feira do Livro de Guaxupé deste ano. (Foto: Divulgação)

Bráulio é cearense de Alto Santo, e ganhou fama nacional ao apresentar textos de sua autoria no esquete “Poesia com Rapadura”, no programa Encontro, da Rede Globo. Com 14 anos aprendeu a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002), depois que uma professora passou um trabalho escolar de pesquisa sobre o grande poeta de cordel. Em 2012, o poeta criou o blog “Nação Nordestina”, que logo conquistou milhares de seguidores. Em 2017, lançou o livro “Poesia com rapadura”, onde reúne como ele mesmo diz: “uma ruma de sentimentos e pensamentos de um fazedor de poesias”. Nos anos seguintes lançou "Poesia que transforma" (2018) e "Um carinho na alma" (2019).

Segundo a organizadora da FLIG, Wanda Cândida, todos os anos a feira traz como tema um dos gêneros literários do Brasil. “Escolhemos o Cordel por ser um gênero que abrange todos de uma forma em geral. Há cordelistas excelentes que não foram letrados. E recentemente o cordel foi declarado como patrimônio imaterial cultural do Brasil”, explicou. 

Marta Alencar é a criadora do personagem Tina Descolada e é um dos destaques da Flig. (Foto: Divulgação)

Além de Bráulio, a Flig traz como homenageados o artista plástico, ilustrador e xilogravurista, Valderio Costa; a professora da E.E. Dr. Benedito Leite Ribeiro, Aline Esteves; e o fotógrafo Fábio Mardegan, que fará a exposição “ As Cores do meu mundo preto e branco”. 

“Escolhemos estes homenageados por todo o trabalho que eles têm junto à cultura. A Aline Esteves está representando as professoras da rede de ensino. Neste ano também queremos homenagear a E.E. Dr. Benedito Leite Ribeiro. Ela é professora lá e os alunos estão colaborando em vários pontos da FLIG”, ressaltou Wanda. 

  Lançamentos 

Neste ano a Flig traz grandes distribuidores de livros com preços promocionais, mas os destaques são os lançamentos das obras, que acontecerão ao longo da próxima semana.

Um deles será o “Téo & o Mini Mundo”, do cartunista e radialista guaxupeano Caetano Cury. O livro foi lançado graças a uma vaquinha virtual e traz cem tirinhas do personagem criado por Cury.

Para os espíritas, Márcio Poli fará o lançamento do livro “Borboletas são Azuis”.

  O jornalista Xico Sá estará na Flig para o lançamento dos livros "Sertão Japão" e "Big Jato", na sexta-feira (04/10). (Foto: divulgação)

O evento conta ainda com a presença Xico Sá, Rodrigo Calistro, Marcelino Xibil, Zé Bocca e Marta Alencar, criadora do personagem “Tina Descolada”.

 Serviço 

6º FLIG "Poesia, amor e viola"

Abertura: 29 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal 

Exposição:

Clube Guaxupé de 30/09 a 06/10- das 9h às 21h

Confira a programação completa em fligminas.com.br 


Fonte:

Deixe seu comentário