Portal da Cidade Guaxupé

Artes

FAOP inicia atividades em Guaxupé com alunos do Programa Juventude Positiva

Mais de 30 jovens oriundos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Guaxupé são os primeiros alunos da instituição.

Publicado em 01/12/2022 às 16:46

(Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira (29), aconteceu no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes a aula inaugural da primeira turma de alunos da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) em Guaxupé. Serão oferecidos os cursos de Auxiliar em Conservação de Bens Culturais, ministrado pela professora Jéssica Gomes; e Desenho e Pintura ministrado pela professora Ana Elisa Leite Ribeiro, a “Lik”, com o apoio do Coordenador de área Eudaldo Monção Jr.

“Este é um dia histórico e que me deixa extremamente feliz e realizado. A vinda da FAOP para Guaxupé é um legado que esta administração deixa para a educação e cultura não só de Guaxupé, mas de toda a região”, ressaltou o prefeito de Guaxupé Dr. Heber Quintella.

O primeiro dia de aula do Programa PIPA, que oferece formação humana e qualificação em arte, cultura e patrimônio para os jovens participantes do Programa JUVENTUDE POSITIVA (PJP) da Prefeitura de Guaxupé, realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP. A secretária de Desenvolvimento Social, Renata Fernandes, explica que o Juventude Positiva faz grande diferença na vida destes jovens. “O PJP é um grande aliado na condução dos jovens ao mercado de trabalho. São adolescentes de 16 a 18 anos que participam deste estágio dentro da Prefeitura e, com isso, já saem do ensino médio com uma experiência muito rica no currículo”.

A coordenadora de Expansão da FAOP Lúcia Brandão está na Cidade para dar início as atividades. " Estamos muito felizes com o início das aulas em Guaxupé, o programa PIPA promoverá a formação e qualificação de 31 jovens na área da arte e da conservação de bens culturais, um ganho muito importante para todos."

Inicialmente no Teatro Municipal, os cursos oferecidos pela Instituição de Ouro Preto deverão ocupar, em breve, as instalações da antiga Cadeia Municipal, em área central da cidade.

O Governo Municipal está há mais de um ano em tratativas com a FAOP e celebra agora a realização deste projeto. “Trabalhamos muito para conseguir alcançar esta honra que é trazer uma instituição tão conceituada para nossa cidade. A FAOP vai oferecer cursos que antes só poderiam ser acessados a muitos quilômetros de distância daqui”, comemora Marcos Buled, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.


Fonte:

Deixe seu comentário