Portal da Cidade Guaxupé

Balanço

FAOP completa três meses de atividades em Guaxupé

O coordenador da FAOP em Guaxupé, divulga as principais atividades realizadas durante os três primeiros meses do Projeto PIPA.

Publicado em 10/03/2023 às 11:33

Estudantes realizaram visita técnica na futura sede da FAOP no mês de janeiro deste ano. Durante a visita foi realizada atividade conjunta de ambos os cursos promovidos atualmente pela extensão da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP em Guaxupé, que consistiu no mapeamento de danos do espaço e a representação através do desenho, para identificação dos problemas e questões do patrimônio. (Foto: Eudaldo Monção Jr. )

Professora Jéssica Gomes e estudantes durante oficina de invólucros e armazenamento de documentos e livros históricos, realizada em 24/01/2023 (Foto: Eudaldo Monção Jr.)

Exibição da obra audiovisual em “work in progress” (Cartas à minha vida), durante a ação paralela intitulada (Teste de audiência) realizada em 09/02/2023. (Foto: Eudaldo Monção Jr.)

O Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte) completa três meses de atividades em Guaxupé, através da realização dos cursos de Pintura e Desenho, ministrado pela professora Lik Ribeiro e Auxiliar de Conservação e restauração de bens móveis, ministrado pela professora Jéssica Gomes. Desde que foi iniciado na cidade, em 29 de Novembro de 2022, o Programa PIPA já realizou 28 encontros que proporcionam aos jovens, além dos cursos, ações paralelas e desenvolvimento de projetos que dialogam com outras linguagens e manifestações culturais e artísticas. Uma das ações realizadas pelos estudantes foi a sistematização do mapeamento cultural e artístico da cidade de Guaxupé. Esta ação pretende identificar agentes e construir um catálogo onde reunirá informações sobre eventos, manifestações culturais, equipamentos culturais, grupos, artistas, meios de comunicação e formação cultural, com o propósito de catalogar iniciativas artísticas e culturais que ocorrem no município, a fim de subsidiar o planejamento e realização de ações que possam dialogar com o projeto. Futuramente o mapeamento com informações fornecidas pelos estudantes será disponibilizado à comunidade por meio de um catálogo virtual.

As exibições audiovisuais proporcionadas pelo programa PIPA, contemplaram filmes que dialogam com propostas de ambos os cursos promovidos pela FAOP em Guaxupé. Foram exibidos os filmes (Narradores de Javé) e (Com amor, Van Gogh), exibição de filmes históricos de carnaval, pertencentes ao acervo do Arquivo Nacional do Brasil. Mostras de filmes integrantes do (Festival do Minuto), (Dia Internacional da Animação) e da (3ª Mostra Cinemas do Brasil), além do (Teste de Audiência), ação que exibiu a obra audiovisual intitulada (Cartas à minha vida), um filme híbrido que transita entre ficção e documentário e se utiliza predominantemente de materiais de arquivo como fotografias, mapas, registros audiovisuais, sonoros e recortes de jornais digitalizados em sua composição fotográfica. A exibição desta obra em processo de montagem permitiu que o público participasse, opinando sobre questões pertinentes à temática e estética da produção audiovisual. O teste de audiência permitiu ainda, a identificação de interesse do público em funções do setor audiovisual e sua participação em novos eventos desta natureza. Os estudantes contribuíram também com a redação dos relatórios do projeto, realizando periodicamente uma avaliação estudantil que busca identificar pontos positivos e negativos de cada encontro, avaliar o aprendizado e desempenho individual nas atividades, resultados obtidos e desdobramentos, além de contribuir no desenvolvimento da escrita dos estudantes.

As aulas do curso de Pintura e Desenho, contemplaram saídas externas com visitas a Praça do Rosário, onde os estudantes realizaram uma atividade prática de desenho e discutiram a respeito da transformação do espaço e das alterações no local, através da análise de obras do artista plástico guaxupeano Jesuíno Leite Ribeiro, que é reconhecido no Brasil e no exterior pelo seu talento, tendo retratado a Praça do Rosário no ano de 1986, sendo este, uma das principais referências para os trabalhos estudantis realizados no curso conduzido pela professora Lik Ribeiro.

Foram iniciadas as atividades com tinta e os estudantes tiveram oportunidade de produzir autorretratos aprimorando suas técnicas de pintura. Outras atividades foram realizadas como o painel coletivo temático de carnaval, produzido pelos estudantes e exposto na cidade durante o período do carnaval, que teve como principal referência a obra (Carnaval do Arlequim), pintura a óleo do artista espanhol Joan Miró. Práticas de artesanato foram desenvolvidas, como a oficina de esculturas e máscaras feitas com jornais. Os estudantes iniciaram também, o desenvolvimento do roteiro do vídeo em stop motion, que será produzido durante o curso e que utilizará as máscaras como personagens do filme de animação, assim como os painéis artísticos produzidos e outros desenhos desenvolvidos ao longo da formação.

O estudante João Vitor da Silva Gonçalves, de 17 anos, destaca o desempenho das professoras na explicação dos conteúdos durante os encontros. “Estou gostando muito dos cursos e me aproximei bastante das artes. No começo não sabia muito e agora estou aprendendo. Achei muito interessante esses cursos, aprendi várias coisas e os professores são ótimos para explicar”.

No curso de Auxiliar de Conservação e Restauração de bens móveis, a professora Jéssica Gomes conduziu uma oficina de criação de invólucros e armazenamento de documentos e livros históricos, que tem como objetivo armazenar com propósito de preservação do documento. Paralelo às atividades teóricas que embasam a área do Patrimônio Cultural, os alunos do Curso de Auxiliar em Conservação e Restauro produziram um Portfólio ilustrando as principais patologias encontrados nos diversos suportes estudados e algumas técnicas de intervenção voltadas à Conservação e ao Restauro do Patrimônio Cultural. O Portfólio além de fixar o conteúdo dado de forma ilustrativa, apresenta também algumas técnicas de pequenos reparos em papel, pintura, madeira e têxteis. Na área de papel os alunos vivenciaram, a higienização, a forma correta de acondicionar um documento ou livro e como executar um pequeno reparo em um documento antigo fictício rasgado, com Papel Japonês e cola CMC, ambos materiais neutros e específicos de restauro. A professora Jéssica Gomes destaca: "Todo o curso está sendo pautado inicialmente na Conservação Preventiva, que é uma espécie de medicina preventiva, pois implementa ações voltadas não apenas ao bem cultural, mas ao Edifício Histórico a ser preservado, a gestão daquela instituição e a coleção de forma ampla. Esta vivência prática e o contato direto com os suportes, mesmo imaginários, favorece o interesse e a descoberta pelos alunos da área de Preservação Cultural.”

Para a estudante Tamires Fernanda da Silva, de 16 anos, “O portfólio que estamos desenvolvendo com a professora Jéssica, guardará todas atividades que desenvolvemos desde o começo do curso. As atividades são compostas por várias técnicas diferentes como pintura, traços, riscos e desenhos. O aprendizado é muito grande porque além das atividades, ela sempre passa a explicação com slides. Ao longo do curso, descobri técnicas que nem sabia que existiam.”

Durante os meses de março e abril, será realizado no Curso de Desenho e Pintura, a colcha de retalhos que utilizará desenho, pintura, colagens e outros elementos. Pretende-se realizar novas discussões sobre o desenvolvimento do roteiro para a realização do vídeo de animação. No curso de Auxiliar de conservação e restauração de bens móveis, será iniciado projeto de conservação preventiva de acervos, ação que permitirá uma vivência prática dos estudantes no trabalho de auxiliar de restaurador. Novas ações paralelas serão programadas e contemplarão linguagens e manifestações culturais diversas como o (Diálogos sobre arte), ação que buscará trazer artistas de distintas áreas para rodas de conversas com os estudantes. Novas exibições audiovisuais serão proporcionadas, com destaque para filmes da Mostra cinema e direitos humanos, e a realização de práticas de expressão corporal, com objetivo de estimular o desenvolvimento e aprendizado de novas competências.

Diretoria da FAOP em Guaxupé

Chegou ontem (08) na cidade, Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, instituição que tem como mantenedora a Fundação de Arte de Ouro Preto, acompanhada de Lúcia Brandão, coordenadora de expansão da FAOP. Durante a estadia, a direção da FAOP fará uma visita às instalações do Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, onde acompanharão parte do encontro do dia 09/03, que contemplará aulas dos cursos de Desenho e Pintura, ministrado pela professora Lik Ribeiro e Auxiliar de Conservação e restauração de bens móveis, ministrado pela professora Jéssica Gomes.

Na oportunidade, irão conhecer os estudantes do Programa PIPA e participarão de reuniões com o coordenador, professoras, Secretário de Cultura e Diretora de Turismo de Guaxupé.

O Programa PIPA, oferece atividades de formação e qualificação no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio cultural para os jovens participantes do Programa JUVENTUDE POSITIVA (PJP) da Prefeitura de Guaxupé, realizado através da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP. O projeto em Guaxupé/MG é coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais).

Fonte:

Deixe seu comentário