Portal da Cidade Guaxupé

Carnaval

Estudantes da FAOP em Guaxupé produzem painéis artísticos temáticos de Carnaval

As obras serão expostas ao público durante o período de carnaval da cidade e posteriormente serão utilizadas como cenário de um vídeo de animação.

Publicado em 13/02/2023 às 09:35

(Foto: Eudaldo Monção Jr. / Memorabilia Filmes & Produções Culturais.)

Os estudantes da extensão da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP em Guaxupé, através do curso de Desenho e Pintura ministrado pela professora Lik Ribeiro, iniciaram os trabalhos de confecção de três painéis coletivos com tema no Carnaval. As obras serão expostas em pontos estratégicos da cidade durante a programação de Carnaval e além de embelezar a cidade, servirão de isolamento para estruturas de uso temporário montadas para a festa. Os painéis serão futuramente utilizados como cenário de uma obra audiovisual, que será realizada também no curso de Desenho e Pintura da expansão da FAOP em Guaxupé. A produção audiovisual será uma animação e contemplará trabalhos de desenho e pintura desenvolvidos pelos estudantes do âmbito do Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte).

Para Eudaldo Monção Jr, coordenador do Programa PIPA da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP em Guaxupé. "Pretendemos após o uso dos painéis no carnaval e posteriormente na obra audiovisual de animação, levar as obras para a antiga Cadeia Municipal e futura sede da FAOP na cidade, para a construção de um espaço que abrigue as produções estudantis realizadas nos cursos promovidos pela FAOP em Guaxupé.” 

Para Kethelyn Lopes, de 17 anos, uma das estudantes responsáveis em reunir as ideias coletivas das turmas no painel “Foi um trabalho muito consciente, inclusivo, dinâmico e rico de novas ideias. Porque muitas pessoas que estavam lá, não eram tão próximas, então foi um meio de comunicação e aproximação, criando ali uma experiência fantástica, que particularmente fiquei imensamente feliz em fazer parte disso. Minha professora Lik, deu um incentivo de procurarmos por alguns artistas mais descontraídos, foi onde resultou usar figuras geométricas em todos os painéis, e a partir delas, criar imagens e fazer da ideia de cada um, uma ideia só.”

A estudante Mirela Ribeiro de 17 anos, destacou a participação de todos os estudantes na construção coletiva das obras "Os painéis são compostos de figuras geométricas e estão ficando muito coloridos e bonitos, e está tendo a participação de todos do projeto.”

A professora do curso de Desenho e Pintura, Lik Ribeiro, destacou a confiança dos estudantes na colega Kethelyn Lopes, na missão de transferir para os painéis, os trabalhos e ideias individuais de cada um. “Os estudantes possuíam uma ideia muito vaga sobre a festa de Carnaval, então foi muito importante chegarmos nesse desenvolvimento visual para os painéis, através de referências de pintores como Joan Miró e Fernand Léger, além da utilização de figuras geométricas na composição.”

O Programa PIPA, oferece atividades de formação e qualificação no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio cultural para os jovens participantes do Programa JUVENTUDE POSITIVA (PJP) da Prefeitura de Guaxupé, realizado através da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP. O projeto em Guaxupé/MG é coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes & Produções Culturais).

Fonte:

Deixe seu comentário