Portal da Cidade Guaxupé

100 Lispector

Clarice, 100 anos: autora revolucionou linguagem e inspirou reflexões

Escritora tratou sobre o feminino e temas existenciais. Em Guaxupé, Coletiva faz homenagem à escritora.

Publicado em 10/12/2020 às 04:54

Hoje são celebrados os 100 anos de nascimento de Clarice Lispector. (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

Hoje, 10 de dezembro, é celebrado os 100 anos de nascimento da escritora Clarice Lispector. Nascida com o nome de Haya Pinkhasovna Lispector, em Chechelnyk, na Ucrânia, Clarice chegou ao Brasil em 1922, quando seus pais Marieta e Pedro estabeleceram-se em Recife (PE). Clarice foi jornalista, cronista e escritora. Para marcar os 100 anos de Clarice, o Coletiva Clarice promove evento on line nesta quinta (10) e sexta-feira (11).

Segundo a professora Laise Diogo, uma das organizadoras do evento, o “100 Lispector” traz leituras de obras da escritora como “A Hora da Estrela” e “Água Viva”. “ O intuita da coletiva é aprofundar nessa obra da Clarice Lispector, mas depois a gente vai continuar com outras ações. Pensar questões de políticas, de mulheres, de outras autoras que a gente não vê falar tanto. A ideia é continuar porque vimos que tem muitas pessoas que se interessam pelo tema”, disse Laise. 

“ Tem vários professores que vão dizer que o perigo de falar de Clarice é explicar demais. porque tem essa questão dela dar espaço para algo que muitas vezes a gente não consegue dar nome. Então tem algo ali na literatura dela que incomoda, que provoca. ela fala de situações cotidianas, daquelas mais simples ” reflete a professora. 

O evento é on line e exibido pelo youtube, na página do Coletiva. 

Veja abaixo a programação do evento:


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário