Portal da Cidade Guaxupé

Circuito

Cidades da região recebem Circuito de Exposição de Presépios

Exposição faz parte do Circuito de Presépios e Lapinhas, promovido pelo Circuito de Presépios e Lapinhas do IEPHA/MG, em 200 cidades mineiras.

Publicado em 18/12/2019 às 00:12
Atualizado em

Em Guaranésia, Exposição de Presépios acontece no Centro Cultural. (Foto: ASCOM- Prefeitura Guaranésia)

(ERRATA 20/12/2019: diferente do informado anteriormente, as cidades de Bom Jesus da Penha, Itamogi e Fortaleza de Minas não participam do circuito deste ano. A matéria foi corrigida com as cidades da região participantes deste ano."


Começou na última segunda-feira (16) o Circuito de Presépios e Lapinhas promovido pelo IEPHA/MG. Na região, os municípios de Guaxupé, Guaranésia, Juruaia, Monte Santo de Minas e Muzambinho participam do circuito. Em Guaranésia, a exposição está no Centro Cultural Prof.ª Fernandina Tavares Paes. A programação está disponível no Guia Online.

Em Guaxupé, o presépio que participa do Circuito deste ano está na Rua Alceu Prado, 224, no Jardim Agenor de Lima . A visitação pode ser feita até o dia 22 de dezembro, das 18h30 e 21h.

A Exposição em Guaranésia segue até o dia 06 de janeiro de 2020 de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Já em Muzambinho, o presépio está Rua Doutor Samuel de Assis Toledo, 237, desde o dia 13 de novembro

Ao todo, 190 cidades tiveram presépios residenciais e comunitários cadastrados. Municípios de todas as regiões do estado integram o roteiro e recebem visitantes de diversos lugares durante o período natalino.

Para a presidente do Iepha, Michele Arroyo, ações como esta vêm se intensificando e fortalecendo a parceria entre os municípios mineiros e o Estado por meio do instituto. “A cada ano o número de cidades com presépios cadastrados aumenta, reforçando a importância dessa ação para salvaguarda e promoção do patrimônio cultural mineiro”, destaca Michele.

História

Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará. 

A recriação do cenário em que Jesus teria nascido foi uma inspiração de São Francisco de Assis que encontrou uma oportunidade para a catequese da população de Greccio, na Itália. Num bosque do povoado, em 1223, Francisco festejou a noite de Natal com uma missa solene, diante de um estábulo armado, onde não faltaram o boi e o jumento.  

Desde então, os franciscanos tornaram-se os principais propagadores do costume. Com figuras de animais, pastores, casinhas, pequenas conchas e plantas, o cenário de um presépio varia de acordo com os costumes do lugar. 

São comuns grandes armações de presépios contarem com inúmeras miniaturas de diferentes espécies de animais. Assim, leões, bois, galinhas, vacas, pavões, elefantes, macacos, serpentes e girafas ilustram a profecia e a calma dos animais selvagens quando do nascimento do Salvador. 

Tradicionalmente, o dia de desmontar o presépio, a árvore de Natal e toda a decoração é 6 de janeiro, em que se celebra o Dia de Reis.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário