Portal da Cidade Guaxupé

Financiamento

Cartunista guaxupeano faz campanha para lançar o livro “Téo & O Mini Mundo”

Cartunista e radialista Caetano Cury lançou a campanha de financiamento coletivo ontem (06) e atingiu metade da meta para publicação em um dia e meio.

Publicado em 07/05/2019 às 01:15
Atualizado em

Obra de Caetano Cury conta com financiamento coletivo para virar livro. (Foto: Divulgação)

Começou nessa segunda-feira (06), a campanha de financiamento coletivo para a publicação do livro “ Téo & O Mini Mundo”, de autoria do cartunista guaxupeano Caetano Cury. A campanha tem o objetivo de arrecadar R$19,8 mil para a publicação do livro. No financiamento coletivo, as pessoas interessadas decidem como colaborar e escolhem recompensas por sua participação. Tudo ocorre em um sistema seguro, igual a uma compra pela internet. Caso não seja atingida a meta, o dinheiro é devolvido automaticamente para os apoiadores. 

Se bater a meta no Catarse, toda a produção de 2012 aos primeiros meses de 2019 será compilada em um livro de 100 páginas coloridas, com adição de material inédito e extras de bastidores. A obra será publicada pelo selo RPHQ, quatro vezes indicado ao troféu HQ Mix. 

Para Cordeiro de Sá, editor do selo, em uma época de pouco diálogo e muita desinformação, a delicadeza e contundência de Téo & O Mini Mundo consegue tocar corações e mentes de forma ímpar. “Da arte ao texto, essa é uma obra fundamental para todas as idades”, afirma.

“Téo & O Mini Mundo” é uma webcomic delicada e intimista que conta as histórias de um universo observado por um menino através de seu microscópio. Em um dia e meio, a campanha atingiu metade da meta e contou com 214 apoios, até o fechamento dessa publicação.

“ A decisão de lançar o livro tem a ver com os seguidores do Instagram. O trabalho está maduro para ser lançado”, explica o autor Caetano Cury.

A série

Trecho de uma das tirinhas em que o personagem Téo observa o Mini Mundo pelo microscópio na companhia da borboleta Eulália. (Reprodução/Facebook)


“Téo & O Mini Mundo” começou e 2012, quando Cury morava na cidade de Ribeirão Preto. Hoje, o perfil do personagem tem 60 mil seguidores no Instagram e outros 10 mil no Facebook.

Segundo Cury, tudo começou como uma necessidade de extravasar o acúmulo de emoções de sua vivência cotidiana. “Os sentimentos vão se somando e eu preciso colocar isso para fora, no papel. No começo, não imaginei que tantas pessoas fossem se identificar, mas aconteceu”. 

Com o tempo, o Mini Mundo cresceu e a borboleta Eulália se juntou a Téo para provocar mais reflexões e diálogos existenciais.“ A inspiração é o próprio dia a dia, o próprio mundo. Quando vejo uma situação ou sinto alguma coisa serve de inspiração. Desenho, scaneio e separo a imagem que vai para o Instagram”, afirma o cartunista.

Téo & O Mini Mundo já foi pulicada em provas públicas oficiais e em material didático. Caetano revela que a ideia de compilar a produção em um livro partiu de pedidos constantes de fãs.

Os interessados em participar do financiamento podem acessar o link do projeto em www.catarse.me/teoeominimundo

Acompanhe as aventuras de Téo e O Mini Mundo no Instagram: www.instagram.com/teoeominimundo


Fonte:

Deixe seu comentário