Portal da Cidade Guaxupé

Inauguração

Usina de Triagem e reciclagem é inaugurada em Guaxupé

Expectativa é que sejam recolhidas 10 toneladas de materiais reciclados diariamente na cidade.

Publicado em 22/12/2020 às 21:56

Inauguração da Usina aconteceu na última segunda-feira (21). (Foto: Prefeitura Guaxupé)

(Foto: Prefeitura Guaxupé)

(Foto: Prefeitura Guaxupé)

No início da tarde da última segunda-feira (21) o Governo Municipal inaugurou a Usina de Triagem e Reciclagem em Guaxupé. Na ocasião foi oficialmente implantada no município a coleta seletiva. Atualmente cerca de 30 toneladas de lixo são coletadas todos os dias. Com a coleta seletiva em plena atividade será possível reciclar aproximadamente 30% do material descartado pela população. O restante do resíduo será destinado para outra cidade que fará a o aterro dos rejeitos. Com todas essas ações Guaxupé passará a receber ICMS Ecológico.

A nova usina conta inicialmente com 22 pessoas que trabalharão em cooperativismo. Todas passaram por processo seletivo, treinamento e também foi levado em consideração o histórico destas pessoas na coleta de material reciclado em Guaxupé. Quando a UTR estiver em pleno funcionamento, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis poderá chegar até 50 membros. 

“Muitas pessoas duvidaram que hoje estivéssemos aqui com nossa cooperativa e podendo trabalhar. Todos nós estávamos na reciclagem de maneira informal. Agora temos a cooperativa e trabalharemos com muita felicidade, porque tudo isso aqui é para nós. Temos uma estrutura adequada e daqui tiraremos nosso sustento e de nossas famílias”, disse Maria Izabel Moreira, presidente da cooperativa. 

Para o Promotor de Justiça que acompanhou o evento de entrega da nova usina, Guaxupé dá um importante passo na preservação do Meio Ambiente. “Hoje a história de Guaxupé ganha um novo capítulo. Passamos a contar com o trabalho importantíssimo da cooperativa de catadores e também da coleta seletiva somada a essa usina. Tenho absoluta certeza que isso contribuirá muito para a preservação do Meio Ambiente e digo mais, teremos aqui um trabalho social importante. Essas pessoas terão condições dignas de trabalho. Isso é desenvolvimento!”, falou Dr. Claudio Marins, curador do Meio Ambiente em Guaxupé. 

A usina passa a funcionar através da cooperativa, com o apoio da Prefeitura e da ONG Recicleiros. Guaxupé é a primeira cidade do Estado de Minas a ter essa parceira com a Organização Não Governamental e deverá servir de exemplo a outras cidades mineiras.  

“Sonhamos e acreditamos. A usina e a coleta seletiva passa a ser realidade. Hoje é um dos dias mais felizes de minha vida. Pois sei que estamos investindo no futuro dos nossos filhos e netos, garantindo a eles, através desse trabalho, a preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para todos”, comentou o prefeito Jarbinhas. 

A partir de agora a coleta seletiva passa a ser implantada em Guaxupé de forma gradual. Nos próximos dias a Recicleiros iniciará um processo de orientação junto à população dos dias em que o caminhão passará recolhendo os materiais, bem como deverá ser feita a separação dos mesmos. 

Espera-se que cerca de 10 toneladas de materiais reciclados sejam recolhidos diariamente na cidade. As outras 20 toneladas de resíduos serão destinadas para outra cidade que está preparada para fazer o aterro dos rejeitos como destinação final.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário