Portal da Cidade Guaxupé

Inverno

Temperaturas acima da média marcam o inverno em MG

Estação terá influência do fenômeno El Niño, o que deve resultar em temperaturas ligeiramente acima da média.

Publicado em 23/06/2019 às 22:02

Inverno 2019 terá influência do El Niño. (Foto: Carol Negrão)

O inverno começou. Em Minas Gerais, além das baixas temperaturas, a estação tem como característica o clima seco e a baixa incidência de chuvas, normalmente em decorrência do deslocamento de massas de ar frio provenientes do Polo Sul.

Neste ano, a estação terá influência do fenômeno El Niño, mas com intensidade fraca, o que deve resultar em temperaturas ligeiramente acima da média. No início de inverno, devem ocorrer os maiores desvios de temperatura, com sensação térmica acima da média em praticamente todo o estado. 

Além disso, podem ocorrer, também, mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo, com maior probabilidade do surgimento de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas de Minas Gerais.

Segundo o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, no decorrer da estação, os desvios diminuem de intensidade, de modo que apenas na faixa Norte e no Triângulo as temperaturas ficam acima da média durante todo o inverno.

Chuvas 

Com relação às chuvas, Arthur Paiva lembra que é normal que os índices sejam baixos ao longo da estação, caracterizada por ser extremamente seca, chegando a um mínimo nos meses de julho e agosto. “Podem ocorrer, no entanto, pancadas fortes em setembro, inclusive acompanhadas de granizo”, comenta. 

“A expectativa é que tenhamos chuvas ligeiramente abaixo da média na faixa Norte e no Triângulo, acima da média na Zona da Mata e dentro da média nas demais regiões. Setembro deve apresentar os maiores volumes de chuva, mas em agosto devem ocorrer os maiores desvios positivos, comparado com a média histórica”, acrescenta o meteorologista da Cemig.  


Fonte:

Deixe seu comentário