Portal da Cidade Guaxupé

Necrochorume

Segundo biólogo, contaminação por necrochorume pode ser irreversível

Ainda segundo Sérgio Faria, duas nascentes de água foram atingidas pela contaminação. Biólogo alertou autoridades há 20 anos.

Publicado em 08/12/2019 às 23:16
Atualizado em

Necrochorume do cemitério Parque Alto da Colina contaminou aquífero em Guaxupé. (Foto: Reprodução/Google)

Quatro dias depois da divulgação do resultado do laudo da Empresa EIAS, de Piracicaba (SP), que aponta contaminação do aquífero pelo cemitério Parque Alto da Colina, a população procura respostas e também soluções para o caso. Mas uma pessoa aparece em todos os debates sobre o assunto: o biólogo e professor Sérgio Faria. Sérgio foi responsável por um dos estudos no início da ação que apontava possibilidade de contaminação do aquífero. O laudo foi feito no início dos anos 2000.

 “Há 20 anos o meritíssimo juiz Marcos Irany pediu para fazer o laudo e eu de maneira ética e correta cheguei à conclusão de que a área não atendia à legislação mineira, a lei nº 10.793/92. Ela impede a instalação de cemitérios em áreas de manancial, uma coisa que eu acho bem coerente. A gente não pode ter na nossa caixa d’água nenhum tipo de animal morto”, disse o biólogo em entrevista para o programa Estúdio C, da Rádio Comunitária 87 FM, no último sábado (07).

Na época, o biólogo conversou com o professor de geofísica da USP, Alberto Pacheco, sobre a instalação do cemitério no local. “ Ele me passou as informações e fiz o laudo e falando que o local era inadequado. Lá é uma área de recarga, ou seja, na vertente e na contra vertente do cemitério tem nascentes. Ali foi uma área extremamente inadequada e estarrecedor o poder público da época não seguir a legislação. A prefeitura apresentou laudo da professora Lena Menegassi, que mostrou que a velocidade de percolação, ou seja, de infiltração de necrochorume seria de 20 a 25 anos e foi o que aconteceu”, ressaltou o professor.

Ao ser questionado sobre o tempo de recuperação da área caso o cemitério fosse desativado, a previsão do professor é desanimadora. “Essas nascentes podem nunca mais se recuperar nas próximas gerações”.

Repercussão 

Nas redes sociais, a população busca respostas sobre o cemitério. Há quem acredite que a água consumida e distribuída pela Copasa esteja contaminada. Mas segundo o laudo recente feito pela EIAS e o professor Sérgio, essa possibilidade não existe. “ A captação de água mudou de local e está mais acima da área de contaminação. Temos outros problemas como loteamentos acima da captação, mas o cemitério não contaminou a captação”, explicou o professor. Em um comentário, uma internauta desafiou “ Daqui uns dias vão vir com um outro laudo, dizendo que está tudo bem. E nós continuaremos a usar água contaminada. Infelizmente nada será feito”. 

De acordo com o juiz da 1ª Vara Cível, o único laudo válido no processo foi o apresentado pela empresa EIAS e é ele que será levado em conta para a decisão da justiça.

“O que temos são estudos que foram apresentados. A bem da verdade este processo não está terminando, ele está recomeçando. Designei uma audiência de conciliação no dia 22 de janeiro para que as autoridades competentes e os peritos nos dêem uma solução sobre o caso. Eu peço ajuda a população porque sei que uma decisão dessas afeta também emocionalmente a todos e quero dividir com todos essa responsabilidade da decisão”, disse o juiz Milton Biagioni Furquim em entrevista por telefone ao programa de rádio.

O ex-vereador à época dos acontecimentos, Sílvio Almeida, também falou com o Portal da Cidade Guaxupé sobre o cemitério. “Eu fui o único que votei contra porque sabia que aquele local era inadequado. O local mais adequado seria ao lado do aeroporto municipal, uma vez que não se pode ter residências ao lado”, explicou o vereador. Ainda segundo Sílvio, a solução para parar a contaminação é exumar os corpos que estão há menos de seis anos enterrados no local. “Acima de seis anos só existe osso e não há risco de contaminação mais. Poderia retirar esses corpos e levar para o cemitério da Praça da Saudade."

Já para Sérgio Faria, a solução poderia ter sido a desativação do barracão da Prefeitura, na Rua Luiz Celani, ao lado de cemitério Luiz Smargiassi. “ É uma área grande e o solo dessa região já está contaminado por causa do cemitério que está lá há anos. Não teria contaminado outra área e nascentes”, disse o biólogo.

O cemitério Luiz Smargiassi também foi alvo de questionamento dos internautas, uma vez que está ao lado da estação de tratamento de água. “ Os corpos estão sob a terra e a estação está sobre o solo, por isso não há risco, mas eu como gestor nunca colocaria um cemitério, uma estação de tratamento de água e uma escola no mesmo quarteirão”, alertou.

Atualmente o cemitério Parque Alto da Colina tem 1.200 corpos sepultados.  

Prefeitura 

Procurada na sexta-feira (06) pelo Portal da Cidade, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o órgão não vai se pronunciar sobre o assunto, bem como o vice-prefeito, Dr. Heber, que na época da instalação do cemitério Parque Alto da Colina era prefeito da cidade. O município teve acesso ao laudo oficial também na última sexta-feira (06). 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário