Portal da Cidade Guaxupé

Mudança

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está em novo endereço

Além da Secretaria, Emater, IMA e Sala Mineira do Empreendedor foram transferidos para o prédio da Academia de Comércio São José.

Publicado em 19/04/2021 às 07:25

O prédio onde no passado funcionou a Academia de Comércio São José passa, a partir desta segunda-feira (19), a ser a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O local, que é tombado pelo patrimônio histórico, tem grande valor emocional para os guaxupeanos e será, a partir de agora, sinônimo de desenvolvimento econômico, desburocratização e modernidade.

Com início do atual governo, foi elaborado planejamento estratégico da secretaria para os próximos quatro anos, a partir da aprovação do planejamento pelo prefeito Dr. Heber e vice-prefeito Rodrigo Borges, começaram as negociações para que, além da secretaria, funcionasse no local diversos outros serviços de atendimento à população. Assim sendo, serão disponibilizados os seguintes serviços:

- Banco de Talentos/Emprego: projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no qual será disponibilizada uma plataforma on-line para cadastro de vagas oferecidas pelas empresas locais com a descrição dos requisitos básicos para o preenchimento da vaga e, na mesma plataforma, um cadastro do cidadão que procura emprego, com suas qualificações, permitindo assim a orientação para capacitação da mão de obra disponível em função da disponibilidade ofertada pelas empresas.

-Modernização da Sala Mineira do Empreendedor, promovendo desburocratização e agilidade na abertura de empresas em sintonia com o Programa Minas Livre para Crescer do Estado de Minas Gerais.

-Fundação Educacional Professor José Gonella:

* Capacitação da mão de obra direcionada pelo Banco de Talentos/Empregos com estrutura de três salas de aula e um laboratório de informática.

*Apoio no desenvolvimento do Banco de Talentos/Empregos

*Diagnósticos e levantamentos visando o desenvolvimento econômico de Guaxupée a consolidação dos Arranjos Produtivos Locais dos seguintes seguimentos: Calçadista, Condutores de Energia, Agronegócio Café, Artesanato e Turismo além do acompanhamento ao Guaxupé 2050.

- Sede do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, que passará a funcionar neste local.

- Parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, que disponibilizará um técnico para apoio aos serviços de Extensão Rural da Diretoria de Agronegócio.

-PSA - Programa de Saúde Animal

Triagem, vacinação, vermifugação, chipagem e encaminhamento para castração de animais de pequeno porte cujos donos estiverem cadastrados no CADÚnico.

Além disso, aSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente continuará promovendo os atendimentos específicos nas seguintes áreas:

- Meio Ambiente:

*Fiscalização ambiental

*Coordenação da coleta de lixo do município, com a destinação dos recicláveis e rejeitos

*Aprovação ambiental dos projetos de loteamento e alvarás de construção

*Autorização e acompanhamento de podas e corte de árvores

*Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

*Coordenação das reuniões do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente)

*Projeto Florescer, plantio de árvores e cuidados de jardinagem dos canteiros centrais e corredores viários da cidade

- Diretoria de Agronegócio

*Plano Diretor para o Agronegócio de Guaxupé em parceria com a UFLA.

*Vistoria e Parecer em propriedades rurais da agricultura familiar, para realização de benfeitorias pela Secretaria de Obras.

*Negociação junto a SEDE (Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais) com fim de instalação da Sala Mineira do Empreendedor Rural.

*Elaboração de Projeto para estruturação de uma Cooperativa de pequenos produtores de leite do município e viabilização de recursos necessários para construção, funcionamento e manutenção de um laticínio municipal.

*Gestão do Termo de Fomento junto a APRAF – Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Guaxupé.

*Gestão do programa Mais Genética.

- Divisão de Indústria, Comércio e Serviços

*Coordenação das Reuniões do CDG (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Guaxupé)

*Coordenação do PROGER (Programa Geração de Emprego), programa de apoio a empresários, visando a concessão pelo município de incentivos à instalação e ampliação das atividades empresarias no município, como por exemplo, cessão e doação de lotes, pagamento de parte de seus aluguéis e incentivos fiscais.

*Gestão do Polo Industrial e Polo da Moda

*Relações institucionais com órgãos de fomento ao desenvolvimento econômico do Estado através da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) e BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais)

O local foi cuidadosamente reformado, com projeto de reforma e fachada aprovado pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé, contando com duas novas entradas com acessibilidade e uma sala para atendimento multiuso no andar térreo.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente,“Guaxupé possui vocação nata para liderar o desenvolvimento econômico de nossa microrregião, Dr. Heber e Rodrigo são sensíveis a isso e estão dando a secretaria todas as condições necessárias ao seu pleno funcionamento. Estamos trabalhando duro, na organização dos diversos setores que compõe nossa economia, de forma a podermos entrar no radar de novos investimentos de empresários de Minas Gerais e do Brasil.”, finalizou Artur Fernandes Gonçalves Filho.

O prefeito Dr. Heber Hamilton Quintela está otimista com o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela secretaria “Estamos em constante contato com órgãos de fomento e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, e nos foi passado a necessidade de aumentar a disponibilidade de áreas para implantação de novas empresas em nosso município, por isso, determinei a minha equipe que fizesse um estudo de viabilidade para implantação de um terceiro polo industrial em nosso município. A área já foi identificada e estamos preparando o processo de desapropriação.”

Os serviços aqui apresentados, serão oferecidos à população na Rua Coronel Joaquim Costa, 183, no Centro de Guaxupé. Telefone 3551-8007.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário