Portal da Cidade Guaxupé

"mendigos"

Prefeitura trabalha para proteger pessoas em situação de rua do COVID-19

Governo municipal estuda aplicação de condução coercitiva para quem não aceitar ir para abrigos durante a quarentena.

Publicado em 25/03/2020 às 00:28
Atualizado em

Pessoas em situação de rua são foco das ações de prevenção ao Coronavírus. (Foto: Correio Sudoeste)

Diante dos questionamentos da população sobre as pessoas em situação de rua, popularmente conhecidas como “moradores de rua” e mendigos”, o prefeito Jarbinhas institui Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus para trabalhar junto a este público. O trabalho da comissão, que está subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social, começou na manhã de hoje (25).

Na manhã de ontem (24), o prefeito Jarbinhas se reuniu com integrantes do GGIM para debater o assunto. À noite, a reunião foi com representantes da Associação Bom Pastor, que presta serviço de acolhimento de pessoas em situação de rua. Entre as ações debatidas está a possibilidade de condução coercitiva desses moradores de rua para a entidade durante o período de quarentena em Guaxupé, que começou oficialmente ontem (24).

Segundo o assessor de comunicação da Prefeitura, Paulo Rogério Leite Ribeiro, desde o início da crise do Coronavírus, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social começaram trabalho de abordagem desses moradores de rua “34 deles já aceitaram sair da rua e ir para entidade. A maioria dessas pessoas é de Guaxupé e possuem família”, explicou Paulo ao Portal da Cidade Guaxupé.

Ainda de acordo com o assessor, aproximadamente 30 pessoas ainda continuam nas ruas. Mas com a diminuição da circulação de pessoas nas ruas da cidade por causa da quarentena, a arrecadação de esmolas deve diminuir. O fechamento de bares, e com isso a dificuldade de acesso à bebidas alcóolicas, também pode tornar as ruas menos atrativas a essas pessoas em situação de rua e com isso facilitar o encaminhamento delas para o acolhimento.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário