Portal da Cidade Guaxupé

fiscalização

Prefeitura faz notificação coletiva para limpeza de terrenos no município

Medida valerá para todos os cidadãos, incluindo a própria Prefeitura, segundo informações de texto divulgado pela Assessoria de Comunicação.

Publicado em 16/01/2020 às 22:24
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

No dia 08 de janeiro, após ser detectado pela equipe de fiscalização e Vigilância em Saúde, uma grande quantidade de lotes e terrenos baldios tomados por mato alto, alguns até mesmo com entulhos e lixo, a Prefeitura decretou uma notificação coletiva para a limpeza de lotes e terrenos baldios em Guaxupé. O objetivo é manter a higiene nos bairros e evitar a proliferação de agentes transmissores de doenças.

Segundo a  procuradora Geral do Município, Lisiane Durante, a notificação se faz necessária e já está em vigor para que aquelas pessoas que possuem terrenos ou lotes que estão tomados pelo mato alto ou lixo, que providencie o mais rápido possível a limpeza do local. 

“O decreto nº 2163 de 08 de janeiro de 2020 visa melhorar o bem-estar e saúde pública da população guaxupeana. A grande quantidade de lotes e terrenos com entulhos, lixos e vegetação em nossa cidade representam perigo à segurança e à saúde pública. Lembrando que a limpeza se estende também à construção e casas abandonadas”, explicou a Procuradora. 

De acordo com Jurema dos Santos Peres, diretora da Vigilância em Saúde, a não limpeza dos lotes e terrenos traz sérios riscos à saúde da população. “Locais sujos, seja com mato alto ou até mesmo com lixo e resíduos de construção civil, são potenciais criadouros de animais peçonhentos como cobras, ratos, escorpiões. Lembrando também do mosquito Aedes que transmite a dengue, zika e chikungunya. Animais que podem causar danos reversíveis às pessoas”, disse. 

Com o Decreto, os munícipes terão o prazo de 15 dias contados a partir de sua publicação oficial que aconteceu na última segunda-feira (13) para providenciarem a limpeza dos seus lotes e terrenos, mantendo-os em boas condições de higiene e limpeza. 

Caso o responsável não faça a limpeza, a Prefeitura, havendo condições, poderá assim fazê-la e a conta ir para a dívida ativa do proprietário, além do que o mesmo é multado por desacatar o Decreto. 

A Secretaria de Obras em conjunto com a Divisão de Vigilância em Saúde já está também finalizando um cronograma para a limpeza dos lotes e terrenos pertencentes à Prefeitura. 

“O decreto tem que valer para todos. De nada adianta a Prefeitura cobrar a limpeza dos lotes da população e ela possuir terrenos sujos. Então o prefeito determinou que sejam limpos todos os lotes da Prefeitura, evitando qualquer transtorno aos moradores. A limpeza dos lotes e praças pertencentes à Prefeitura já começaram a ser limpos nesta semana”, finalizou Lisiane. 

O Decreto está disponível no Boletim Oficial do Município nº 104/20 - http://www.guaxupe.mg.gov.br/atos-oficiais.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário