Portal da Cidade Guaxupé

PREVENÇÃO

Prefeitura faz limpeza de calha de rio

Trabalho é feito desde 2017 em trechos do Rio Guaxupé para evitar enchentes.

Publicado em 11/11/2019 às 22:58

(Foto: Prefeitura Guaxupé)

A Prefeitura de Guaxupé desde 2017 adotou como trabalho de prevenção, a limpeza e desassoreamento da calha do Rio Guaxupé, especialmente no trecho que corta a cidade, iniciando atrás da antiga Polenghi até próximo à Escola Municipal Wagner Macedo (CAIC), no Parque I. Comprovada a eficiência da medida adotada pelo Poder Público, anualmente um trecho do rio recebe a limpeza. Agora, está sendo a vez da calha existente entre o antigo clube Ilha Bela / Vila Progresso e a ponte do CAIC às margens do anel viário.

Coordenado pela Secretaria de Obras e o Departamento de Meio Ambiente, o trabalho segue em ritmo acelerado e deverá ser finalizado ainda esta semana. “Adotamos esse procedimento, seguindo as legislações ambientais, para que as partes baixas de Guaxupé não sejam atingidas por alagamento. Isso estamos fazendo, seguindo um cronograma, desde 2017. A eficiência está comprovada, uma vez que eram constantes os alagamentos na “rua do Buracão”, nas proximidades da Polenghi, na Avenida Conde Ribeiro do Valle e ainda o bairro Vila Progresso. Localidades estas que mesmo com grande volume de chuvas, pouco registramos inundações”, disse Éliton Pereira, Secretário de Obras. 

Ainda de acordo com o secretário, os trabalhos são realizados no Rio Guaxupé neste período do ano: “2017, 2018 e agora em 2019, quando se aproxima o período de chuvas, fazemos essa limpeza em um trecho do rio. Iniciamos em 2017 nos fundos do antigo prédio da Polenghi e também no bairro Vila Campanha, onde construímos drenos. No ano passado fizemos no trecho que liga o estádio municipal até o bairro Vila Progresso e agora estamos concluindo este que liga a ponte do Vila Progresso até os fundos da escola CAIC”, explicou. 

Eliton disse ainda que a Secretaria de Obras juntamente com o Departamento de Meio Ambiente deverão fazer um trabalho próximo a ponte que liga ao bairro Tomateiros: “Próximo a essa ponte existe uma grande área alagadiça e estamos finalizando os estudos para que possamos também fazer a limpeza nesta localidade”, falou. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário