Portal da Cidade Guaxupé

Em Guaxupé

Mesmo tendo maquinário, Prefeitura aluga equipamento para fazer trincha no lixão

Prefeitura de Guaxupé tem carregadeira barracão, mas aluga outro equipamento. Vereadora Maria José questionou necessidade da locação.

Publicado em 16/07/2020 às 04:15
Atualizado em

Máquina foi alugada pela prefeitura e está realizando trabalho no lixão desde o mês passado. (Foto: Reprodução/Facebook)

Galpão da Usina de Triagem está pronto no aterro em Guaxupé (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Focos de incêndio no lixão são registrados com frequência. (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Focos de incêndio no lixão são registrados com frequência. (Foto: Reprodução/Facebook)

Empenho mostra que serviço no lixão vem sendo realizado desde junho. (Foto: Reprodução/ Portal da Transparência)

O aluguel de uma escavadeira hidráulica gerou comentários nas redes sociais dos guaxupeanos no último fim de semana. O equipamento, da empresa Gordo Terraplanagem, foi utilizado no trabalho para controlar o um incêndio supostamente criminoso no aterro sanitário de Guaxupé, na semana passada. O equipamento também vem sendo usado para abrir trinchas no aterro sanitário. Nesta semana, a vereadora Maria José Cyrino questionou a prefeitura sobre o aluguel do equipamento por meio de ofício n° 113/2020/Al-MJC. Segundo a vereadora, que já foi secretária de Obras do município, a prefeitura possui equipamento que pode fazer o mesmo serviço, inclusive uma carregadeira da Caterpillar, uma das melhores do mercado.

Denúncia no lixão 

Na semana passada, a prefeitura de Guaxupé realizou Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar de Meio Ambiente e ao Corpo de Bombeiros sobre descarte ilegal de couro e incêndio no aterro sanitário. A vereadora esteve no local antes do secretário de Segurança Pública, depois de receber denúncia sobre incêndio criminoso no lixão.

Segundo denúncia de moradores próximos, o fogo no local é constante. Nesta quinta-feira (16) novos focos de incêndio foram registrados no local por testemunhas.

Outro foco de incêndio foi registrado nesta quinta-feira (16), no aterro em Guaxupé. (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

Segundo a vereadora, mesmo sendo proibido, há catadores de lixo no local.

Maria José também questionou no ofício encaminhado ao secretário de Obras, Éliton Israel Pereira, a obra da usina de triagem de lixo. O barracão já está finalizado, mas a usina ainda não entrou em operação.

Aluguel de máquinas 

O aluguel de máquinas veio à tona no mesmo dia em que a prefeitura de Guaxupé fez boletim de ocorrência por causa de um incêndio criminoso no lixão. A escavadeira hidráulica, da empresa Gordo Terraplanagem aparece nas fotos divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Guaxupé fazendo serviço no local.

Imagem divulgada nas redes sociais mostra equipamento alugado trabalhando no aterro de Guaxupé, na semana passada. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Mas não é a primeira vez que as máquinas da empresa são contratadas pela prefeitura. Em pesquisa no Portal da Transparência, o equipamento já foi alugado anteriormente, segundo empenho n°4.897/2020, no valor de R$13.500.

No Portal da Transparência não há informações sobre o tipo de equipamento que foi locado, uma vez que a Prefeitura firmou contrato com a empresa para o aluguel de três tipos de equipamentos. O valor total do contrato, datado de 29 de maio deste ano é de R$197.500,00.

Veja abaixo o tipo de equipamentos que foram contratados na licitação:

Foto: Reprodução/Portal da Transparência Guaxupé 

De acordo com a vereadora, ontem (15) o equipamento alugado estava trabalhando com caminhões da prefeitura novamente no lixão. “A prefeitura tem duas carregadeiras, inclusive uma Catterpillar, que uma das melhores do mercado. Existem vários operadores de máquinas pesadas (servidores públicos ) capazes de operar e fazer o serviço com a máquina do município e inclusive um deles que já formou muitos operadores de máquina pesada na região e até auxiliava prefeituras vizinhas nos concursos públicos nas provas práticas, sendo um analista para a prova prática, e também um dos melhores operadores dessa máquina na região. Além disso a carregadeira também pode fazer esse mesmo trabalho de abrir a trincha no lixão”, explicou a vereadora e ex-secretária de Obras.

O que diz a prefeitura 

Questionada sobre a locação do equipamento, a Prefeitura afirma não ter máquina capaz de fazer o serviço.

“A denúncia não procede. A Prefeitura não tem esse tipo de maquinário, capaz de realizar a escavação que está sendo feita no aterro sanitário. Demais informações constam no Portal Transparência do Município, de fácil acesso por qualquer cidadão”, explicou o município por e-mail.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário