Portal da Cidade Guaxupé

Flexibilização

Juiz nega pedido de suspensão de Ação Civil Pública feito pelo MP

Promotor Ali Mahmoud Fayez Ayub pediu suspensão de ação promovida por Dr. Thales.

Publicado em 03/06/2020 às 01:48

Dr. Milton Furquim negou pedido do suspensão da ACP. (Foto: Reprodução/ Youtube)

A disputa judicial envolvendo a flexibilização do comércio de Guaxupé teve mais um capítulo nesta semana. O juiz Milton Biagione Furquim negou o pedido de suspensão da Ação Civil Pública (ACP) movida pelo promotor Thales Tácito, que é curador dos Direitos Humanos da Comarca de Guaxupé. O pedido de suspensão foi feito pelo também promotor Ali Mahmoud Fayez Ayoub, que é curador da Saúde.

O pedido de suspensão foi feito com alegação de conflito de atribuições entre os dois promotores.

No despacho que negou a suspensão da ação, o juiz Milton Biagioni Furquim, da 1ª Vara Cível de Guaxupé justificou a decisão “tendo em vista a urgência da presente ACP, a qual está diretamente relacionada ao momento da Pandemia Mundial em que vivemos. Portanto, uma eventual suspensão desta demanda, poderia causar risco ao resultado útil do processo.

No mesmo despacho, o juiz deu 15 dias de prazo para manifestação da prefeitura sobre o pedido de liminar para revogação da abertura do comércio não essencial na cidade.

Ação Civil 

No dia 18 de maio o promotor Thales Tácito entrou com Ação Civil Pública contra o prefeito Jarbinhas e membros do Comitê de Enfrentamento da COVID-19 por não acatarem as seis recomendações feitas pelo MP para revogar o decreto nº2.212 que flexibilizava a abertura do comércio da cidade.

A ação pede liminar para revogação do decreto, que já não está mais em vigor; além de responsabilização do gestor público pelas consequências da reabertura do comércio e multa de R$100 mil.

Conflito 

Esta não é a primeira vez que acontece debate em torno das atribuições dos promotores. No dia 14 de maio, o juiz João Batista Mendes Filho, da 2ª Vara Cível de Guaxupé deu liminar favorável à Prefeitura, para que o promotor Thales “se abtenha” de fazer recomendações ao município, uma vez que não é o curador da Saúde. A curadoria da Saúde na comarca, é de responsabilidade do promotor Ali Mahmoud Fayez Ayoub .

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário