Portal da Cidade Guaxupé

ESCLARECIMENTO

Juiz Milton Furquim faz esclarecimento sobre Ação Civil Pública

Nota de Esclarecimento do juiz Milton Biagione Furquim foi divulgada nesta quinta-feira (04).

Publicado em 04/06/2020 às 01:30

Juiz Milton Furquim fez esclarecimento sobre Ação Civil Pública. (Foto: Reprodução/Google)

O juiz Milton Biagioni Furquim, da 1ª Vara Cível de Guaxupé, divulgou na tarde desta quinta-feira (04) nota de esclarecimento sobre a Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor Thales Tácito. Confira a nota na íntegra:

"Tenho acompanhado pela rede social a manifestação de muitos cidadãos guaxupeano, a grande preocupação com a questão do fechamento ou não do comércio local em face do COVID 19.

O que tenho a informar a sociedade de Guaxupe é o fato de que a abertura ou não do comércio não está sob minha responsabilidade, isto é, abrir ou fechar o comércio é questão afeta ao sr. Prefeito Municipal, sendo ele o ordenador do Município, a ele, com certeza compete a decisão e a ninguém mais.

O que foi judicializado pelo representante do Ministério Público (Promotor) é se deve permanecer em vigência a deliberação governamental nº 17 ou a nº 39, sendo que o representante do Ministério Público pretende que permaneça em vigor a deliberação nº 17, e não a de nº 39 que foi optada pelo Prefeito. A deliberação nº 17 é mais rígida, rigorosa, em suas deliberações em relação a de nº 39.

De modo que a decisão judicial será no sentido de dar um veredito de qual das deliberações deverá vigorar. Tão somente isto. Assim as interpretações de que o funcionamento ou não do comércio em Guaxupé será decidido pelo Judiciário não é verdade. As razões que irão nortear o julgador a optar por uma ou outra deliberação serão técnicas.

Assim, tenho que as críticas antecipadas pela rede social, algumas inocentes por conta do desconhecimento da situação, e as críticas, algumas, com viés maldosos, não tem razão de ser, ao menos por agora, eis que ainda não existe nenhuma decisão.

Toda e qualquer decisão judicial é perfeitamente passível de crítica e até compreensível, muito embora ela tenha que ser acatada, mas há de se esperar que seja prolatada uma decisão judicial.

O objetivo deste esclarecimento é para que a sociedade possa aguardar com tranquilidade a decisão que será prolatada no momento oportuno, pois existe todo um procedimento judicial que não pode ser atropelado pena de nulidade.

Espero e desejo que todos tenham paciência, compreensão, pois o momento que estamos passando é de grande preocupação, de tormento e de incertezas quanto ao futuro, mas haveremos de, com fé, suportar e superar estes momentos difíceis. 

Guaxupé, 04/06/2020.

Milton Biagioni Furquim

Juiz de Direito"

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário