Portal da Cidade Guaxupé

iNCLUSÃO

Inclusão é desafio para entidades e deficientes

No dia em que termina o mês da luta da pessoa com deficiência, pessoas que lutam pela inclusão falam das batalhas diárias.

Publicado em 28/09/2020 às 21:00
Atualizado em

Setembro Verde chama a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência (Foto: Arquivo Portal da Cidade)

“Quando estudava no Delfim, as professoras me escondiam quando a inspetora vinha, porque não podia ter deficiente na escola normal. ” Essa foi uma das muitas situações enfrentadas pelo advogado Benedito Leite Ribeiro Neto, o Dito, quando ainda era criança. O motivo para ser escondido pelas professoras, é que Dito nasceu com baixa visão. Hoje, aos 50 anos, a realidade da vida do advogado e técnico agrícola é outra. Há dois anos ele perdeu totalmente a visão, o que não o impediu de começar novos desafios. “Faço corrida, academia. Eu gosto de me desafiar”, disse o Dito.

O advogado também foi um dos fundadores da Associação de Apoio aos Deficientes de Guaxupé (AADG) e membro do Conselho Municipal do Deficientes (COMDEF), que reúne representantes para debater e formular políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência.

Estima-se que no país 24% da população possua algum tipo de deficiência, o que representa 45 milhões de pessoas.

Mas antes de batalharem por um espaço na sociedade, muitos deficientes têm que enfrentar a falta abertura dentro da própria família.

“O primeiro contato social da pessoa com deficiência como qualquer outra pessoa é a família. O desenvolvimento dessa pessoa vai depender do olhar que a família tem com ela é feito um trabalho de despertar e de conscientização com a família para olhar para a pessoa com deficiência para alguém que tem potencial. É aberto um espaço onde é conversado com a família tanto quanto com a pessoa com deficiência. Para traçar projeto e planos sobre o seu desenvolvimento. Então eles são estimulados a ter a sua rotina e independência desde as tarefas mais simples dentro de casa até o mercado de trabalho”, explica a psicóloga da APAE de Guaxupé, Tatiana Balbino Chakur.

Segundo Tatiana, o trabalho desenvolvido na entidade também ajuda deficientes intelectuais a terem autonomia dentro de casa através do Centro DIA.

Tatiana Chakur / Psicóloga / Guaxupé

Funcionalidade

Quando se fala em deficiência vem à mente limitação, o que a pessoa com deficiência não pode fazer. E quando se tem esse trabalho é possível ver a pessoa em sua totalidade e traz o foco para funcionalidade, tanto para estudar, quanto para trabalhar para viver, para fazer as próprias escolhas ainda que ela precise de algum apoio do dia-a-dia, ela é despertada sobre o que ela é capaz de realizar.

Tatiana Chakur / Psicóloga / Guaxupé

Comdef

Há dois anos Guaxupé conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( COMDEF). O conselho é responsável por promover políticas de inclusão e fiscalizá-las. “Foi através do conselho que conseguimos batalhar pela carteira de deficiente para os usuários de transporte público, a adequação de calçadas para mobilidade, mas ainda muito a ser feito”, diz vice-presidente do Comdef, Ester Mesquita Trevisan.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário