Portal da Cidade Guaxupé

DIA DO mEIO AMBIENTE

Guaxupé é selecionada para programa de proteção e recuperação de mananciais

Programa Pró-Mananciais da Copasa existe desde 2017 fará o cercamento de nascentes e demais áreas de proteção.

Publicado em 04/06/2020 às 23:26

(Foto: Divulgação)

Na data em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a Prefeitura de Guaxupé foi informada de que o município foi selecionado para o Programa “Pró-Mananciais” da Copasa. A partir de então, Guaxupé terá ações efetivas para a proteção e recuperação de bacias hidrográficas e áreas de recargas de mananciais superficiais e subterrâneas que servem para captação do sistema de abastecimento da cidade.

Iniciado em 2017, o “Pró-Mananciais” integra o compromisso com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. 

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental. Todas estas ações visam a melhoria da qualidade e quantidade das águas. 

“O cercamento e plantio em nascentes são importantes pois as mesmas são responsáveis por abastecer riachos, córregos e cursos d’água que abastecerão os rios. Dessa forma, se estas nascentes não forem protegidas, provavelmente a vazão de água disponível será prejudicada, afetando sua qualidade e o meio à sua volta”, falou Rafaela Soares, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura. 

A diretora do Meio Ambiente disse ainda: “Esse trabalho em parceria com a Copasa vem de encontro ao trabalho que algumas pessoas e o próprio Governo Municipal já realiza em Guaxupé. Quando há união de todos, o maior beneficiado é o meio ambiente e consequentemente isso reflete diretamente na qualidade de vida de toda população. Receber a confirmação de que nossa cidade passa a compor esse programa, justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, é motivo de bastante comemoração”, disse.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário