Portal da Cidade Guaxupé

Reciclagem

Guaxupé é selecionada para o Programa Cidade+Recicleiros

Município está entre as 12 cidades do brasil a ser contempladas com programa para implantação de coleta seletiva.

Publicado em 07/11/2019 às 07:03

(Foto: Divulgação)

No início deste mês foi divulgada a lista das 12 cidades brasileiras contempladas com o Programa Cidade+Recicleiros. Lançado há 03 meses com o slogan “É Hora de Transformar a Realidade do Lixo na Sua Cidade”o edital garante aos municípios selecionados assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva sem custos à Prefeitura. No entanto, as cidades que concorreram no Programa, precisavam estar aptas para a implantação da coleta seletiva. 522 Prefeituras foram habilitadas no edital, mas destas, somente 12 chegaram na final.

Além de Guaxupé/MG, outras 11 cidades também farão parte do Programa para a implantação da coleta seletiva, sendo elas: Caçador/SC, Caldas Novas/GO, Cajazeiras/PB, Campo Largo/PR, Garça/SP, Ji-Paraná/RO, Luis Eduardo Magalhães/BA, Santa Isabel/SP, São José do Norte/RS, Serra Talhada/PE e Três Rios/RJ. 

A logística reversa foi trazida pela Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e consiste em um conjunto de ações que viabiliza o ciclo de vida do produto e seu descarte correto. O desenvolvimento do plano representa importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas, que auxilia na captação de recursos. Nos Municípios selecionadas, o projeto deve ser desenvolvido em parceria com a gestão local e com a participação dos grupos de trabalho, formados por representantes técnicos e executivos. 

A logística reversa foi trazida pela Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e consiste em um conjunto de ações que viabiliza o ciclo de vida do produto e seu descarte correto. O desenvolvimento do plano representa importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas, que auxilia na captação de recursos. Nos Municípios selecionadas, projeto deve ser desenvolvido em parceria com a gestão local e com a participação dos grupos de trabalho, formados por representantes técnicos e executivos. 

De acordo com o prefeito de Guaxupé, Jarbinhas, o Município está se preparando a passos largos para a implantação da coleta seletiva e agora podendo fazer parte do Programa Cidade+Recicleiros 2019, a concretização dos trabalhos será ainda mais ágil e seguindo as orientações técnicas por especialistas na área: “Guaxupé é uma cidade que caminha para a implantação da coleta seletiva. Temos hoje em construção uma Usina de Triagem e Reciclagem. Estamos em processo de desativação do aterro controlado, enfim, ter nossa cidade entre as 12 selecionadas a fazer parte do Programa é, sem dúvidas, motivo de comemoração. Isso mostra que estamos no caminho certo e que em breve estaremos reciclando o lixo que produzimos e mais do que isso, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos guaxupeanos e ao Meio Ambiente”, disse. 

Nos próximos dias estará em Guaxupé uma equipe técnica para conhecer in loco a usina, o aterro e então iniciar o processo para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva.  

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário