Portal da Cidade Guaxupé

Fake news

Fake News sobre cadastramento biométrico gera filas no cartório eleitoral

Mesmo sem a necessidade de cadastramento biométrico na zona eleitoral de Guaxupé para a próxima eleição, eleitores formam filas no cartório.

Publicado em 26/11/2019 às 03:04
Atualizado em

Biometria ainda é facultativa em Guaxupé (Foto: Reprodução/Google)

Uma informação falsa compartilhada nas redes sociais e que viralizou em todo o país tem causado filas desnecessárias no Cartório Eleitoral da 125ª Zona Eleitoral de Guaxupé. Segundo a chefe do cartório local, Ana Flávia Freitas, os eleitores de Guaxupé, São Pedro da União e Guaranésia ainda têm um bom tempo para fazer a biometria.

“O problema é que queremos atender bem as pessoas, e com essa quantidade de eleitores acaba prejudicando o atendimento esse atendimento”, explicou.

A biometria de eleitores deve ser feita por agendamento na internet. Pelo menos dois kits estão disponíveis para quem fez agendamento. O problema está em quem não fez o agendamento prévio, e que deve esperar mais tempo para ser atendido com um único kit disponível para atendimento por ordem de chegada.

“Em algumas cidades do estado de São Paulo o prazo acaba no início do mês de dezembro, mas para Guaxupé ainda não tem data definida para a implantação obrigatória da biometria. A Justiça eleitoral costuma fazer campanhas com pelo menos um ano de antecedência”, afirma Ana Flávia.

Informação falsa

Uma fake News compartilhada nas redes sociais informa de forma errada que pessoas com mais de 65 anos que não fizerem o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral terão o título de eleitor cancelado e a aposentadoria e a pensão bloqueadas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o título de fato pode ser bloqueado com a falta do cadastro, mas o pagamento de benefícios por parte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não são afetados.

O texto enganoso também desinforma ao sugerir que pessoas com mais de 65 anos têm voto facultativo. Na verdade, é apenas depois dos 70 anos que o voto deixa de ser obrigatório.

• Com informações de Aosfatos.org. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈



Fonte:

Deixe seu comentário