Portal da Cidade Guaxupé

15 de junho

Estado lança campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

Programação on-line, aberta ao público e gratuita, tem foco na prevenção de violência doméstica e outros cuidados.

Publicado em 15/06/2020 às 01:26
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Google)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, lança nesta segunda-feira (15) a “Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa diante a Pandemia de Covid-19”.

A iniciativa, aberta ao público e de acesso gratuito, tem objetivo de mobilizar a sociedade civil em ações que valorizem os idosos e previnam quaisquer tipos de violência doméstica sofrida por essa população. Lançada no Dia Mundial de Combate à Violência contra Pessoas Idosas, as ações serão divulgadas em ambiente virtual (on-line) na intenção de aproximar a sociedade da discussão.  

Por meio de mídias digitais - como podcasts e transmissões ao vivo pela internet -, a campanha reforça que o cuidado é uma das melhores formas prevenir a violência, física e psicológica, contra a pessoa idosa. Combate, ainda, a invisibilidade social dessa parcela da população.  

A identidade da campanha contém uma série de peças publicitárias, que abordam o benefício do cuidado para o processo de envelhecimento ativo, autônomo e saudável e também as consequências causadas na pessoa idosa acometida pela violência. Um Selo Social Digital integra o material, que será amplamente divulgado em redes sociais e enviado à rede de atendimento e proteção à pessoa idosa, além dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa. 

Programação 

As atividedes on-line serão realizadas desta segunda-feira (15/6), com live a partir das 15h, até o dia 29/6.  

A primeira live vai abordar o cenário da violência em Minas Gerais, inclusive em relação às medidas protetivas, focando ainda o período de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, por meio da ótica do Sistema de Garantia dos Direitos. A conversa terá participação de representantes do Ministério Público de MG, Delegacia Especializada de Proteção e de Crimes Contra o Idoso e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/MG). 

Na próxima semana, o assunto abordado na segunda-feira (22/6) será a cultura do cuidado na perspectiva do envelhecimento ativo, observando as consequências da covid-19. O debate conta com a presença da professora Natália Horta (PUC/MG), representantes da regional mineira da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A transmissão terá início às 15h. 

A terceira live será no dia 29/6, também às 15h, e vai tratar da importância da função protetiva nos diversos eixos da sociedade como forma de prevenção à violência. A ação mostra como medidas de distanciamento social diferem da falta de afeto ou abandono do idoso. A conversa terá a participação da Subsecretaria de Assistência Social (SUBAS), Conselho Regional de Psicologia (CRP/MG) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CEMAIS).  

As transmissões, abertas ao público em geral, serão feitas pelo canal da Sedese no YouTube. 

Formatos diversos 

Além das transmissões ao vivo, a campanha também conta com a divulgação de podcasts - episódios sonoros, de acesso gratuito, com formato similar à um programa de rádio, mas que podem ser ouvidos no momento em que o usuário desejar. O conteúdo foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Um dos episódios trata a violência contra a pessoa idosa.  

Também estarão disponíveis no Portal SER-DH programas que abordam as formas de prevenção ao coronavírus, direito do consumidor, saúde mental, qualidade do sono e muitos outros temas.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário