Portal da Cidade Guaxupé

Franquia guaxupeana

Depois de completar 10 anos de mercado, ME GUSTA STORE torna-se franquia

Loja de presentes está de cara nova para começar novo ciclo como franqueadora.

Publicado em 09/11/2020 às 02:31
Atualizado em

Com uma década de existência, ME GUSTA agora é franquia. (Foto: Carol Negrão)

Como tudo começou: venda de camisetas 'bacanudas' foi o primeiro produto vendido pela ME GUSTA. (Foto: Carol Negrão)

Loja ganhou nova marca para adequar ao modelo de franquia. (Foto: Carol Negrão)

ME GUSTA tem dois mil itens para presentear alguém especial. (Foto: Divulgação)

Canecas, copos e almofadas fazem parte do portfólio de produtos da ME GUSTA. (Foto: Divulgação)

ME GUSTA tem dois mil itens para presentear alguém especial. (Foto: Divulgação)

Projeto da loja é da arquiteta Giovanna Pitondo. (Foto: Divulgação)

ME GUSTA tem dois mil itens para presentear alguém especial. (Foto: Divulgação)

Loja passou por reforma e ganhou mobiliário e design para ser replicável em outras cidades. (Foto: Carol Negrão)

Já se passaram mais de dez anos quando o jovem casal de publicitários Leandro Andrade e Daiana Cristina percorriam os corredores do UNIFEG com uma malinha para vender as camisetas aos colegas. De lá para cá, a empresa que criaram, chamada ME GUSTA funcionou como e-commerce em quarto da casa de Leandro em Guaranésia; teve primeira loja física na Rua Santo Antônio, próximo à faculdade; até ir para centro de Guaxupé e se tornar referência em presentes “bacanudos”. Na semana passada, a história da marca ganhou um novo capítulo: a ME GUSTA tornou-se franquia - a segunda criada em Guaxupé.

Loja passou por reforma e ganhou mobiliário e layout para ser replicável em qualquer cidade onde exista uma franquia ME GUSTA. (Foto: Divulgação)

Para essa nova fase, a loja ganhou cara nova com mobiliário e decoração padronizada, uniforme e marca nova: a antiga caveirinha estilizada deu lugar a uma lâmpada sorridente. Mas o foco nos produtos criativos licenciados da Disney, DC, Marvel, Lonney Tunes entre outros continua; canecas, copos, luminárias, e utensílios diferentes para a casa, dividem espaço com as camisetas, almofadas e óculos em dois mil itens expostos na loja de Guaxupé.

“Todo o mês temos produtos novos. Se o cliente vier a cada mês, sempre vai encontrar novidade e é essa a essência que trouxemos para a franquia”, diz o empresário Leandro Andrade

Franquia

Há oito meses o casal de empresários trabalha para transformar a ME GUSTA em franquia.   

“É um processo bem burocrático onde eles analisam tudo. Para ver se a empresa é realmente franqueável. Então analisaram tudo, desde como a gente limpa a loja até o nosso faturamento para saber e o nosso modelo é replicável em outras cidades. A gente participou de vários cursos, palestras, preenchemos muitas planilhas e formulários para fazer os manuais que o franqueado vai receber quando comprar a loja”, lembra a empresária Daiana Cristina.

Para se tornar franquia, o negócio deve ter condições de ser replicável em qualquer outro lugar, por isso a marca ganhou nova cara, bem como a loja, que foi totalmente reformada, recebendo uma nova identidade de mobiliário, iluminação e pintura. Além disso, os procedimentos já existentes como limpeza e maneira de atender ao telefone na loja matriz foram catalogados.

“Tem que funcionar para quem compra a franquia. Tem que ser rentável. Tem que ser processo simples para a pessoa poder trabalhar na cidade dela ou na região dela. A gente ficou com medo disso: será que a gente consegue fazer isso replicável? Acho que os cursos abriram nossa mente para a gente entender e fazer essa análise de que ela realmente dá certo. Ela é rentável”, avalia Leandro.

A franquia já possui plano de expansão e tem como foco inicial cidades da região.

Daiana Cristina / Empresária / Guaxupé

PEQUENAS CIDADES

Desde o início eu falo que acredito nos comércios das pequenas cidades, porque a gente começou aqui e vê um potencial muito grande. A gente não estipulou. O franqueado vai preencher um questionário, da cidade de interesse. Essa cidade vai ser analisada. Porque no plano de franquiabilidade já tem onde, e quais as cidades da região que a gente pode e que a gente deve entrar como Passos, (São Sebastião do) Paraíso, São José do Rio Pardo, Mococa. Essas cidades, que são um pouco maiores, já podem ter uma loja como a nossa. E se a cidade for polo, como Guaxupé, melhor ainda

Daiana Cristina / Empresária / Guaxupé

Da mala à franquia

O casal de empresários Leandro e Daiana em um dos primeiros layouts da loja, na Avenida Conde Ribeiro do Vale. ( Foto: Arquivo pessoal)

Como contamos antes, a história da ME GUSTA começou em uma mala onde as camisetas eram colocadas para serem vendidas pelos corredores do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG). Mas Daiana diz que desde aquela época, a vontade de tornar a empresa em uma referência sempre existiu.

“A gente sonhava, mas a gente não pensava que realmente ia fazer. A gente sonhava com isso sim, tanto que quando a gente começou com as camisetas, o nosso sonho era a loja do jeito que está aqui hoje, com os presentes e a decoração”, relembra a empresária, que é publicitária de formação.

Já para Leandro o crescimento da empresa foi estudado. “Da ideia da loja até hoje, são dez anos, num processo bem passo a passo, porém bem sólido. Porque a gente entende o que é aquele produto, como a gente pode fazer ele melhorar e como o atendimento pode melhorar. Não foi uma coisa totalmente pronta. Foi muito tempo? Talvez uma outra pessoa pode dizer “ nossa dez anos!”. Mas de uma venda que era feita nos corredores da faculdade, depois num ponto bem pequenininho, como se fosse uma garagem e depois aqui, com uma loja bem mais adequada e agora franqueadora, pra gente é muito bacana.”

Conheça mais sobre a franquia ME GUSTA neste link.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário