Portal da Cidade Guaxupé

qUEIMADAS

Corpo de Bombeiros registra aumento do número de incêndios em vegetação em 2020

Entre maio e julho número de queimadas em Guaxupé aumentou 49%. No mês de agosto foram 15 incêndios em vegetação registrados na cidade.

Publicado em 12/08/2020 às 04:20
Atualizado em

Corpo de Bombeiros registrou aumento do número de incêndio em vegetação em 2020. (Foto: CBMMG)

Atendimento de ocorrência de incêndio podem comprometer o atendimento de outras ocorrências. (Foto: CBMMG)

Com o tempo seco, aumenta o número de incêndio de vegetação. Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, entre os meses de maio e julho, houve aumento de 49,23% no número de ocorrências de fogo em terrenos baldios, loteamentos e área de vegetação. A previsão é que a estatística continue a crescer no mês de agosto. Até ontem (11) foram registradas 15 queimadas; durante todo o mês de agosto de 2019, este número chegou a 27.

“Proporcionalmente, atendemos mais ocorrência de fogo em vegetação neste mês de agosto, comparado ao ano passado”, explicou o Sargento D’Ávila do Corpo de Bombeiros de Guaxupé.

Número de ocorrência de incêndio em vegetação em Guaxupé:

Meses20192020
Maio625
Junho2527
Julho3445

Fonte: Corpo de Bombeiros de Guaxupé

O 4° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé atende a uma área com oito municípios: Arceburgo, Guaranésia, Guaxupé, Muzambinho, São Pedro da União, Nova Resende, Juruaia e Monte Belo. Dentre essas cidades, Guaxupé é a que mais tem registro de incêndio em vegetação.

Causas

Por trás dos incêndios que tanto incomodam a população, há a ação de criminosos. A maioria dos incêndios é causada por pessoas para fazer a limpeza de terrenos.

 “ É preciso identificar a pessoa que causa o incêndio e não ter receio de denunciar. Tem punição administrativa e punição penal. Quem causa o fogo comete crime ambiental e crime contra a saúde pública”, enfatizou o Sargento.

Ainda segundo o militar, o atendimento de incêndio pode prejudicar o atendimento de outras ocorrências como acidentes de trânsito. “ Ele pode causar a demora de atendimento de outros casos como aconteceu recentemente, quando fomos atender a uma ocorrência de fogo em um terreno em frente ao Fórum, e entrou uma ocorrência de acidente de trânsito”, explicou Sargento D’Ávila, que alertou ainda que a fumaça de queimada pode causar acidentes, como o engavetamento ocorrido na BR-277, no Paraná, em que oito pessoas morreram, no dia 3 de Agosto.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, provocar queimadas é crime e a pena pode chegar a 4 anos de reclusão.

Bairros

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as ocorrências são comuns em determinados bairros de Guaxupé como Nova Floresta, Vila Campanha, Jardim Limoeiro, Jardim Ouro Verde, Residencial Planalto, Jardim Aeroporto, Jardim América, Residencial Conquista, Residencial Fazenda Planalto, Jardim Alvorada, Polo industrial, Bela Vista, Recanto dos Pássaros, trevo do Japy e BR-491, próximo ao antigo Motel Panorama.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário