Portal da Cidade Guaxupé

eM gUAXUPÉ

Corpo de Bombeiros captura cobra coral no Parque dos Municípios

Réptil estava em residência e após a captura foi solta em mata.

Publicado em 09/06/2020 às 01:37

(Foto: CBMMG)

A equipe de Salvamento Terrestre do 4º Pelotão de bombeiros foi acionada para captura de uma cobra dentro de uma residência na Rua São Sebastião do Paraíso, no Parque do Municípios, em Guaxupé. A cobra Coral tinha cerca de 1,5 m de comprimento e estava extremamente agressiva no momento da sua captura. Após captura, a cobra foi solta em mata nativa da região em local distante pelo menos 3 quilômetros da residência mais próxima.

Apesar de existir a classificação dessa espécie de cobra em Coral Falsa (não venenosa) e Coral Verdadeira (venenosa), o Corpo de Bombeiros orienta a tratar todas como peçonhentas (venenosas) tendo em vista a dificuldade de identificação pelas core, que deve ser feita por especialista na área. 

O veneno das corais possui ação neurotóxica e os principais efeitos são a visão dupla e borrada, a face se apresenta alterada (pálpebras caídas, aspecto sonolento), dores musculares e aumento da salivação. A insuficiência respiratória pode ocorrer como complicação do acidente podendo inclusive levar ao óbito. Portanto, caso encontrem algum coral ou outra serpente qualquer, não tente capturar o animal. Mantenha distância, fique em contato visual com ela o tempo todo a uma distância segura e acione o Corpo de Bombeiros através do 193.

Como agir em caso de picada de cobra: 

– Lavar o local da picada apenas com água, sabão ou soro fisiológico.

– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.

– Procurar o serviço médico o mais rápido possível, como sempre frisamos somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vítima de qualquer acidente.

– Se possível, filme ou fotografe a cobra (nunca tente mata-la ou captura-la). A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.

O que NÃO fazer em caso de picada:

– Não faça sucção do veneno, porque isso é mito e ainda pode te envenenar.

– Não faça torniquete ou garrote.

– Não corte o local da picada.

– Não coloque folhas, pó de café ou outros contaminantes na ferida.

– Não ofereça bebidas alcoólicas ou de qualquer tipo à vítima.

– Não dê qualquer medicamento à vítima.

Na impossibilidade do deslocamento imediato com a vítima em um automóvel, acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193 ou do SAMU, através do 192.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário