Portal da Cidade Guaxupé

cUIDADOS

Corpo de Bombeiros alerta para risco de afogamentos nesta época do ano

Com o calorão, muita gente procura cachoeiras, açudes e rios para se refrescar. Mas é preciso cuidado para evitar acidentes.

Publicado em 09/10/2020 às 01:18

Tenente Pereira orienta população para evitar acidente em açudes, cachoeira e rios. (Foto: Carol Negrão)

0:00
0:00

Com a chegada do calor fora do normal, muita gente tem procurado alternativas para se refrescar nesta época do ano. Cachoeiras, açudes, rios e lagoas são as opções que têm sido bastante procuradas pelo público em geral. Mas o Corpo de Bombeiros de Guaxupé alerta para os riscos desse tipo de passeio.

“Primeiramente a gente pede para verificar bem o local para saber se é um local que oferece segurança como guarda vidas ou militar do corpo de bombeiros para que possa prestar atendimento em caso de acidente. A gente pede também para prestar atenção em relação ás placas de informação no local, quanto a salubridade da água e se um lugar indicado para recreação. A gente pede também que antes de entrar na água, evitar ingerir bebida alcóolica ou fazer refeições muito pesadas. A gente pede para estar sempre acompanhado e não deixar crianças sozinhas. No caso de cachoeiras, evitar se aventurar”, alerta o comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, Tenente Josué Pereira. 

Segundo o Tenente, a maior preocupação em relação aos banhistas é com as pessoas que sabem nadar. “Sempre vem à mente que no afogamento é a pessoa que não sabe nadar e afogou, mas os acidentes em geral são com pessoas que sabem nadar, que são mais corajosas e aventureiras. Então é uma preocupação”, explica. 

• Procure locais que possuam guarda-vidas; 

• Verifique as condições do local onde pretende mergulhar; como a turbidez da água

• Não deixe a água ultrapassar a linha da cintura.

• Fique de olho nas crianças sob sua guarda;

• Jamais nade após ingerir bebidas alcoólicas;

• Mantenha as crianças a apenas um braço de distância;

• Nunca mergulhe de cabeça. Mesmo tendo experiência, certifique-se antes da profundidade e verifique a presença de pedras ou outros objetos que possam causar ferimentos;

• Em embarcação, não entre antes de colocar o colete salva vidas, em você e em quem estiver sob sua responsabilidade; e

• Nunca tente salvar banhistas vítimas de afogamento, a menos que seja habilitado ou treinado para o procedimento. Limite-se a lançar algum objeto que ajude a flutuação da vítima e acione os guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.


Fonte:

Deixe seu comentário