Portal da Cidade Guaxupé

Reprogramação

Conselho Municipal de Assistência Social faz reprogramação de saldo de R$500 mil

Reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, na sala de reuniões do CMAS. Recursos foram depositados no fim do ano pelos governos Federal e Estadual.

Publicado em 16/01/2020 às 01:27

(Foto: Carol Negrão)

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) deliberou na tarde de ontem (15) a reprogramação de R$500 mil reais em recursos do governo federal e estadual que foram depositados no fim do ano passado. Durante meses o repasse de recursos estava atrasado e muitos dos serviços foram feitos com recursos do próprio município. Conselheiros e representantes de entidades participaram da reunião para definir a reprogramação.

“Por força de lei é obrigatório que na primeira reunião do ano seguinte, após 31 de dezembro, o conselho tem que deliberar e decidir o que fazer com este recurso que ficou em saldo. Nós pegamos o saldo de 31 de dezembro de todos os serviços e apresentamos uma proposta para o conselho e o conselho aprova essa deliberação, ou não, de acordo com o saldo desses serviços”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Claudinei Vitor.

O recurso é dividido por blocos de financiamento como rede de proteção básica, proteção social de média e alta complexidade, e dentro de cada bloco tem um serviço.

“A única coisa que fica em aberto são 3%, do IGDSUAS, bloco de financiamento de gestão da assistência social para que o conselho delibere como vai utilizar: se é para material de consumo, material de serviço. Esse recurso é especificamente para serviços e eles não podem ser repassados para as instituições. Existem alguns recursos específicos como um recurso que é repassado para a APAE, que é um recurso de transição para pessoa com deficiência e idoso, então o conselho delibera que esse recurso volte para a APAE, mas poderia ir para outra instituição que trabalha com o mesmo objeto. Existe um outro recurso que é o PAC 1, que é um piso de transição para trabalho com idoso. Hoje (15), na reunião do conselho ele deliberou por unanimidade que o recurso, ao invés de ir para o Lar São Vicente, como ia anteriormente, será destinado à Vila Frederico Ozanam”, explicou Claudinei.

Ainda na pauta da reunião, os Conselheiros aprovaram a inscrição de duas novas entidades no CMAS: o Centro de Acolhimento Nova Bethânia e a Unidade Feminina da Associação dos Servos do Bom Pastor. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário