Portal da Cidade Guaxupé

Posse

Conselheiros tutelares tomam posse em Guaxupé

Cinco novos conselheiros titulares e uma suplente foram empossados em cerimônia na AMOG.

Publicado em 14/01/2020 às 23:36
Atualizado em

Conselheiros assinam o termo de posse do cargo. (Foto: Carol Negrão)

Isabelle Oliveira foi a conselheira mais votada na última eleição. (Foto: Carol Negrão)

O presidente do CMDCA, Fábio Fantini. (Foto: Carol Negrão)

Autoridades participam da cerimônia de posse do Conselho Tutelar. (Foto: Carol Negrão)

A secretária executiva dos conselhos, Maria Tereza faz abertura da cerimônia de posse dos conselheiros. (Foto: Carol Negrão)

Cerimônia aconteceu no auditório da AMOG. (Foto: Carol Negrão)

O secretário de Desenvolvimento Social, Claudinei Vitor. (Foto: Carol Negrão)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou os cinco conselheiros tutelares titulares e uma suplente para mandato de quatro anos. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da AMOG, na última sexta-feira (10). A solenidade foi encaminhada pelo presidente do CMDCA, Fábio Fantini, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Claudinei Vitor; do secretário de Governo, Artur Gonçalves Filho; o presidente da Câmara Municipal, Léo Moraes, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, diretoras de escolas e Juizado da Infância e Adolescência.

Os novos conselheiros titulares empossados são Isabelle Oliveira, João Narciso, Luiz Carlos Affini, José Carlos Barreto e Carla Junqueira, além da suplente Daniela Pasqua.

Durante a posse, o secretário de Desenvolvimento social falou sobre o papel do Conselho tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

“ O Conselho Tutelar é o órgão mais importante na garantia de direitos. Ter bons profissionais é o que garante que a sociedade possa dormir tranquila. Esse momento da sociedade tem prejudicado muito a criança e do adolescente. É momento de reunir as forças para a rede proteção. O Conselho Tutelar não é um órgão repressor, é um órgão de garantia de direitos, não é o órgão que coloca no carro o menor em ato infracional. O conselho tutelar sofreu muito com isso e até hoje há diretores de escolas e professores que acreditam que o Conselho tem que responder pelo aluno que faz uma bagunça dentro de sala de aula”, explicou Claudinei.

Para a conselheira tutelar mais votada, Isabelle Santina Oliveira, o cargo tem muita responsabilidade. “Eu já trabalhei há quatro anos como voluntária do Juizado da Infância e adolescência, e eu tive experiência e contato com o Conselho Tutelar e estava fazendo faculdade de Direito, e eu gosto muito”, disse.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Fábio Fantini, uma nova eleição para conselheiros suplentes pode acontecer até o fim do mandato dos atuais conselheiros. Isso acontece porque a eleição do conselho escolhe cinco conselheiros titulares e cinco conselheiros suplentes. Na eleição, que aconteceu em outubro do ano passado, apenas seis candidatos estavam aptos a serem votados.

“A gente teve esse problema, de não conseguiu cinco suplentes, mas a gente tem que trabalhar. Então não está descartada uma nova eleição, talvez no ano que vem para ter mais candidatos suplentes, mas não é descartada essa opção”, afirmou Fantini.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário