Portal da Cidade Guaxupé

Editorial

Com pandemia, uma cidade de Guaxupé morre no Brasil

Total de mortes pela Covid-19 supera a população da cidade, de 51.911 habitantes.

Publicado em 24/06/2020 às 01:51
Atualizado em

Brasil perdeu uma cidade do tamanho de Guaxupé em número de vítimas da Covid-19. (Foto: Carol Negrão)

É como se aquela nossa vizinha da casa de baixo deixasse de regar as “plantinhas” diariamente. Como se aquele cara engraçado que trabalha na Rua Aparecida deixasse de existir. É como se a nossa professora querida do Parque Infantil ficasse apenas na lembrança. É como se não houvesse padre para rezar a missa na Catedral. É como se a nossa mãe, nosso pai, nossa avó ou a gente mesmo, morresse. Se você mora em Guaxupé, saiba que nesta quarta-feira (24) o número de vitimas da Covid-19, supera o número de habitantes da nossa cidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 52.771 brasileiros perderam a batalha para o Sars-CoV-2. 860 pessoas a mais do que o total de residentes em Guaxupé em 2019, segundo o IBGE. Entre as vítimas, duas mulheres de Guaxupé, que eram mães, tias e amigas de alguém que você conhece.

Apesar do tamanho, nossa cidade ainda guarda a característica das pequenas cidades do interior, onde a gente conhece quase todo mundo, onde a gente é “meio parente”, de quase metade dos habitantes. Então, quando se pensa que novas mortes podem ser registradas por aqui, fica difícil não imaginar quem será. “Será alguém da minha família?”

Desde o início da pandemia, o Portal da Cidade Guaxupé se manteve firme no preceito de a informação é necessária. Há quem ache alarmismo. Recebemos inúmeras críticas. Houve momento em que imaginei que deixar a população na ignorância poderia tornar a vida de todos mais felizes em meio à uma quarentena. Mas me lembrei do juramento da faculdade de Jornalismo. A verdade deve ser dita, porque a verdade não tem partido político, não tem interesse econômico. A verdade não deve satisfação a ninguém e não pode ser moldada para atender as expectativas pessoais de cada ser humano no planeta. Por isso, ela pode machucar aqueles que não estão preparados para ouvi-la.

Hoje o Portal da Cidade Guaxupé faz esse editorial em homenagem às vítimas da COVID-19 em todo o Brasil. Até porque, como guaxupeanos, nós sabemos: temos 52 mil na cidade, mas tantos outros espalhados pelo mundo e que também podem ter sido vítimas da Covid-19, em algum outro canto do planeta.

Se cuidem

Lavem as mãos

Usem máscaras

E só saiam para o que for necessário.

É temporário, e depois a gente vai ter a vida toda para se reunir lá na “Avenida baixo”.

Ana Carolina Negrão Leite Ribeiro

Jornalista, diretora do Portal da Cidade Guaxupé, nascida e criada em Guaxupé


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário