Portal da Cidade Guaxupé

USE A SETA

Agentes Municipais de Trânsito começam a autuar motoristas em Guaxupé

Trabalho começou na semana passada. Além dos agentes, PM também continua a fiscalizar as infrações de trânsito na cidade.

Publicado em 19/09/2019 às 22:53
Atualizado em

Agentes de Trânsito começaram a trabalhar na semana passada. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

Os motoristas em Guaxupé devem ficar atentos às regras de trânsito. Desde o dia 13 de setembro, Agentes Municipais de Trânsito começaram a autuar motoristas que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro. Os quatro agentes são ligados à Divisão Municipal de Trânsito (DIMUTRAN), da Secretaria de Segurança Pública.

Os agentes de trânsito estarão uniformizados com farda amarelo fluorescentes e trabalharão das 7h às 21h em todos os pontos da cidade. Os agentes terão como atribuições orientar e prestar informações sobre as regras de trânsito; executar a fiscalização em geral de veículos que fazem o transporte escolar, coletivo, táxis e motos; autuar motoristas infratores; providenciar a sinalização de emergência em caso de acidentes de trânsito; e atividades de educação no trânsito em escolas. 

Os agentes estarão equipados com talonário eletrônico, que permite a inclusão de fotos para a comprovação da infração. A PM também recebeu o talonário eletrônico.

Infrações

A municipalização do trânsito foi permitida em todo o país através da Portaria nº 1323, de dezembro do ano passado. O gerenciamento do trânsito permite que a arrecadação com multas fique no município. Segundo o secretário de Segurança Pública, Major Márcio Nunes, os recursos obtidos com as multas ficarão no Fundo Municipal de Trânsito. “ Anteriormente as multas aplicadas pela Polícia Militar, o dinheiro era recolhido para os cofres do estado, com promessa de serem repassadas ao município. Porém o Estado retia e nunca passou. Agora o Processo ele é diferenciado, tem o Fundo Municipal de Trânsito, que é administrado pelo Conselho Municipal de Trânsito. E esse recurso, uma parte dele, vai vir para o município e vai ser investido para educação no trânsito, melhoria da sinalização e tapa-buracos, entre outros projetos que podem ser desenvolvidos na área de trânsito”, explicou o Major.

Em uma semana de trabalho, o Portal da Cidade apurou as principais infrações cometidas pelos motoristas guaxupeanos:

  • Estacionamento Irregular;
  • Manuseio de celular;
  • Uso de celular;
  • Contramão de direção;
  • Fila Dupla.

“Há também os caminhões caçambeiros sem a proteção de lona. Traz um risco muito grande à fluidez do trânsito porque dali pode cair uma pedra e outro objeto e gerar uma vítima em potencial”, ressaltou o secretário.

Agentes x GCM

Desde o início dos trabalhos muita gente tem confundido os agentes municipais de trânsito com a Guarda Civil Municipal. O secretário alerta que a GCM ainda está no período de formação, mas que a guarda não fará a autuação de motoristas.

“Os agentes de trânsito tiveram treinamento somente para esta área. Eles participaram de curso de formação de 200 horas, que a Guarda Municipal não tem. Somente eles e a Polícia Militar poderão multar”, afirmou o Major.

“O condutor simplesmente deixa de observar as regras de circulação, lembrando que condutor, para ele conduzir, ele tem que estar apto, com a CNH. Então ele sabe o que deve o que não deve. Importante os condutores tomarem providência para não serem autuados”, finalizou o Major.


Fonte:

Deixe seu comentário