Portal da Cidade Guaxupé

Em Guaxupé

5º Encontro do Grupo Mulheres de Peito reúne pacientes do HRC de Passos

Encontro do grupo de pacientes que lutam contra o câncer de mama aconteceu na Assoxupé e teve a participação de 160 pessoas.

Publicado em 16/03/2019 às 05:05
Atualizado em

Comissão Organizadora do 5º Encontro Mulheres de peito em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

Dezenas de mulheres de oito cidades da região participaram do encontro. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

A voluntária Kellen (a esq.) foi homenageada durante o encontro. (Foto: Carol Negrão)

O médico Jorge Smargiassi durante a palestra. (Foto: Carol Negrão)

Silvana é uma das organizadoras do encontro. (Foto: Carol Negrão)

O ginecologista Jorge Smargiassi ministra palestra durante o evento. (Foto: Carol Negrão)

A quinta edição do Encontro Mulheres de Peito teve como sede a cidade de Guaxupé. O município é dos que fazem parte da área de atendimento do Hospital Regional do Câncer de Passos. O encontro deste sábado (16) reuniu 160 pacientes que estão ou que já passaram pelo tratamento no HRC, vindas de oito cidades da região. O evento teve apoio da COOXUPÉ, Unimed e do comércio da cidade. Estiveram presentes no local o presidente da COOXUPÉ, Carlos Alberto Paulino da Costa, e o deputado federal Emidinho Madeira. 

A programação contou com palestras da psicopedagoga Marilete Tavares Zampar; da psicóloga Juliana Gisele da Silva; e dos médicos Leonardo Consolim, do HRC, e Jorge Smargiassi, ginecologista da rede pública de Guaxupé. As palestras tiveram como tema principal a saúde mental da paciente para enfrentar o tratamento. “O objetivo é aumentar a autoestima das pacientes. Eu mesma faço o tratamento e quando comecei o médico me deixou claro que 50% é a cabeça da paciente e outra 50% é o tratamento”, afirma Silvana Pereira Gomes, da comissão organizadora do evento.

 Grupo Mulheres de Peito do HRC existe há dois anos. “Os encontros aconteciam duas vezes por ano, mas o grupo cresceu e por isso os encontros acontecerão uma vez por ano. O primeiro encontro começou na casa de uma das pacientes. Hoje isso não é possível pelo número de pacientes que aderiram”, afirma Silvana. Os encontros acontecem no mês de março, em comemoração ao Dia da Mulher, e durante o Outubro Rosa.

Uma dessas pacientes é a funcionária  pública Martha Carolina Silva. Há dois anos ela enfrentou a doença e ainda participa do grupo, mas foi a primeira vez que participou de um dos encontros do grupo. “As palestras incentivam e trazem assuntos que nos ajudam a passar pela doença. O apoio da família, dos médicos e amigos são importantes para obter a cura”, ressalta Martha.

O encontro já aconteceu nas cidades de Passos, Piumhi, Capitólio e Alpinópolis.

Doenças femininas

O câncer de mama é a doença que mais atinge mulheres em todo o Brasil correspondendo a 29% de novos casos de câncer todos os anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no ano de 2018, a estimativa era que os casos de câncer de mama ultrapassariam a casa de 59,7 mil no Brasil. O câncer de mama tem diversos tipos. Na maioria deles, quando diagnosticados em fases iniciais, é passível de tratamento, com boas perspectivas de cura.

A Depressão e o câncer de colo de útero são outras doenças que mais atingem as mulheres atualmente.

Fonte:

Deixe seu comentário