Portal da Cidade Guaxupé

vacinação

Vacinação contra a febre aftosa em Minas continua neste mês de junho

Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados até 30/6; declaração da vacinação vai até 10/7

Publicado em 04/06/2020 às 23:40

Imunização é obrigatória e fundamental para o estado manter o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação. (Foto: Divulgação)

A tradicional campanha de imunização contra a febre aftosa prossegue até o fim deste mês. Diante do enfrentamento da covid-19, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e responsável pela gestão da vacinação no estado, prorrogou o prazo para até 30/6. A campanha busca preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com a economia do estado.

Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados nesta primeira etapa, que está sendo realizada desde 1/5. O IMA está recebendo as declarações pelo Portal do Produtor, pelo site www.ima.mg.gov.br e por e-mail. O prazo para comprovar a vacinação vai até 10/7.  

“Trabalhamos em parceria com os produtores rurais. Por causa da pandemia, estendemos o prazo da campanha, adaptando nosso site para receber a declaração da vacinação. Peço o apoio de todos para a imunização do rebanho para que, em breve, possamos suspender a vacinação e assim alcançarmos novos mercados, valorizando ainda mais a pecuária mineira e nacional”, reforça o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes. 

Vacinação 

A imunização de bovinos e bubalinos é obrigatória e fundamental para o estado manter o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação. Esse cenário favorece o agronegócio, pois estimula o acesso a mercados internacionais, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB). 

Para mais segurança e comodidade durante o período de contenção aos avanços do coronavírus, o produtor rural mineiro deve ficar atento às informações sobre a campanha de vacinação em www.ima.mg.gov.br, já que o atendimento presencial nos escritórios do IMA em todo o estado continua temporariamente suspenso. 

No mesmo site, o produtor pode fazer a comprovação da vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. Uma outra opção é o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA de sua região. O endereço eletrônico de cada escritório consta em ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.    

O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 92,79 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10 de julho de 2020 poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 18,55 por cabeça. 

Cuidados importantes 

Em virtude do cenário de enfrentamento à covid-19, o IMA recomenda ao produtor rural a utilização de máscara de proteção ao se deslocar até o estabelecimento para a compra da vacina de 2ml, que deve ser adquirida em local credenciado para a revenda e conservada em temperatura entre 2 e 8ºC, do momento da compra até a vacinação dos animais. Recomenda-se também programar a aplicação para os horários mais frescos do dia. 

A doença 

A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns sintomas que, se observados, devem ser notificados imediatamente ao IMA. O médico veterinário irá até o local e tomará as providências necessárias.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário