Portal da Cidade Guaxupé

VITICULTURA

Tem início a colheita de uvas de inverno em Andradas

Produção nessa época é resultado da técnica de dupla poda adotada pelos produtores

Publicado em 05/08/2020 às 00:32

Estimativa do IBGE é que safra de uvas seja 0,4% maior do que 2019. (Foto: Casa Geraldo)

Os viticultores de Andradas estão dando inicia à colheita das uvas de inverno. Produção nessa época é resultado da técnica de dupla poda adotada pelos produtores, que tem dado bons resultados nos últimos anos.

De acordo com o IBGE, o produto tradicional de Andradas deverá ter uma alta de 0,4% em sua produção quando comparado ao ano passado. 

Antes colhida apenas no início do ano, época de chuvas, que prejudicam o fruto, hoje as uvas são colhidas durante o inverno, período mais seco na região. A mudança foi feita através do sistema de dupla poda, que inverte o ciclo normal da planta. 

Por que a mudança? 

A colheita das uvas em período chuvoso pode diluir o vinho e também elevar a quantidade de pragas. A poda (a primeira no inverno, para a formação de ramos, e a segunda no começo do verão, que faz com que a produção seja deslocada para o outono e inverno), é considerada interessante, já que durante outono e inverno a diferença de temperatura entre dias e noites são mais intensas, favorecendo a melhor maturação das uvas. 

Atualmente em Andradas são oito vinícolas ativas: Basso, Beloto, Bertoli/Nau Sem Rumo, Campino/Casa Geraldo, Muterle, Marcon, Stella Valentino e Villa Mosconi.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário