Portal da Cidade Guaxupé

Cafeicultura

Demanda por cafés diferenciados cresce e deve favorecer exportações em 2020

Preço até duas vezes maior e mudanças no perfil de consumo do produto geram boas expectativas para o setor

Publicado em 27/12/2019 às 02:08

(Foto: Agência Minas)

Carro-chefe do agronegócio mineiro, o café deve atingir a marca de pelo menos 58 milhões de sacas em 2020. O ano será de safra cheia, mas a expectativa de especialistas é de que não haja quedas significativas nos preços de mercado, uma vez que os estoques mundiais estão em baixa.

Em 2019, Minas produziu cerca de 24 milhões de sacas do grão. O recuo é de quase 30% em relação ao ano passado, o que não retira o estado do posto de principal produtor do país, respondendo por metade de todo o café colhido em território brasileiro. 

Nicho   

Com o crescimento do nicho de cafés diferenciados - com qualidade superior ou certificado de práticas sustentáveis - as possibilidades de recuperação do setor também se ampliam. Quase 7 milhões de sacas do produto foram exportadas nos 11 primeiros meses de 2019, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe).

“O volume representa 18,6% de participação no total do grão exportado neste ano (sem contar, ainda, o mês de dezembro) e um crescimento de 23,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a receita cambial foi de US$ 1,1 bilhão no período, representando 23,5% do total da receita gerada pelo Brasil com as exportações realizadas em 2019”, destaca o relatório.

Assessor técnico especial do café na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Moraes afirma que a mudança no perfil produtivo do país vem ganhando força há duas décadas. “Chegamos a um patamar interessante de exportação desse café diferenciado porque o preço é pelo menos 15% superior ao valor do café commodity, podendo custar até o dobro. Vale lembrar que a qualidade não tem tanta vinculação com a variedade, mas, sim, com a condição climática, a altitude e o zelo do produtor com a colheita”, analisa. 

Mercado externo  

Estados Unidos, Alemanha, Japão, Itália, Bélgica, Canadá, Reino Unido, Suécia, Finlândia e Espanha já importam a maioria do café especial produzido em Minas. E a demanda crescente não se dá por acaso: a procura está ligada ao movimento internacional conhecido como a “quarta onda do café”, ou seja, momento em que a forma de consumo da bebida se transforma em uma experiência sensorial e o produto passa a ser mais valorizado.

“Na primeira onda, o estímulo era para aumentar o volume consumido no mundo. Na segunda, nasce a ideia de qualidade com a escala de classificação internacional. Na terceira, surge o consumo em mono doses, como as cápsulas, além da venda direta do produtor para o varejista”, explica o especialista. 

Agora, reforça Moraes, as pessoas não querem apenas beber o café, mas experimentar as notas de aroma e sabor do produto. “Da mesma forma, o ambiente aconchegante das cafeterias e a história por trás do cultivo, com informações sobre a colheita e o terroir da região produtora, fazem toda diferença. Em síntese, saímos da preocupação com o volume para o foco na qualidade”, conclui Moraes.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário