Portal da Cidade Guaxupé

Campeonato de Torra

Degustador de Guaxupé fica em 2º lugar em Campeonato Brasileiro de Torra

Raul Felipe Paulino de Souza participou do 4º Campeonato Brasileiro de Torra, organizado pela BSCA.

Publicado em 05/05/2022 às 19:00

Raul ( à esquerda) ficou em segundo lugar no campeonato (Foto: Café Editora)

O classificador e degustador Raul Felipe Paulino de Souza,  da SMC Specialty Coffees, braço de cafés especiais da  Cooxupé, é o vice-campeão do 4º Campeonato Brasileiro de Torra, realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 28 e 30 de abril.  A quarta edição do evento no Brasil integra o cronograma de ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O presidente do júri foi o polonês Lukasz Jura, experto em competições de torra e representante da World Coffee Events (WCE).

O campeonato nacional contou com 23 competidores, que precisaram planejar e elaborar a melhor torra, no software oficial da Cropster Brasil, para o café oficial do campeonato.

Eles passaram por três etapas práticas com os torradores de 2Kg e 5Kg: treinos com o café e os equipamentos oficiais para elaborar o plano de trabalho; a classificação física por defeitos e peneira; e o processo de torra.

Em relação ao campeonato, Raul pontua os maiores desafios. “O café oficial era um cereja descascado, produzido no Sul de Minas, com fermentação controlada com a utilização de leveduras oriundas do próprio terroir do cafeeiro, o que dificulta a torra devido a sua complexidade”, explica.

O profissional da SMC considera a participação neste campeonato como uma experiência incrível. “Tive contato com mestres de torra de todos os cantos do Brasil para trocar informações e adquirir mais conhecimento, além de conhecer algumas pessoas do mundo do café que sempre quis conhecer”, destaca. “Quando saíram os resultados, quase não acreditei, fiquei muito feliz por ter sido o vice-campeão brasileiro, disputando junto com excelentes e renomados mestres de torra”, completa Raul, agradecendo a SMC e a Cooxupé pelo suporte oferecido na disputa do campeonato.

Mercado de Cafés Especiais

A SMC Specialty Coffees é uma empresa controlada pela Cooxupé e com atuação no mercado de cafés especiais há 13 anos. A gerente Maria Dirceia Mendes explica que a torra do café tem grande influência na percepção da qualidade do cliente ou do consumidor final, seja no sabor ou no retrogosto.

“Se isto já é importante em cafés convencionais, em cafés especiais é crucial, pois a torra apresenta o perfil do café, destaca os sabores dentre eles achocolatado, cremoso, doce, suave, floral, etc. Pensando nisto, a SMC investiu tanto em equipamentos adequados quanto no treinamento do profissional responsável pela torra. Assim, o trabalho do nosso mestre de torra Raul nos ajuda a encontrar os melhores perfis para os cafés produzidos pelos cooperados da Cooxupé e a compor os blends de acordo com cada mercado e perfil procurado pelos nossos clientes”, afirma a gerente.

Para a SMC Specialty Coffees, segundo Dirceia, é motivo de muito orgulho ter, em 2022, um profissional da empresa como vice-campeão de torra. “Para nossos produtores e clientes, trata-se da certeza de que temos os melhores profissionais para cuidar dos cafés produzidos por eles”, acrescenta.

Fonte:

Deixe seu comentário