Portal da Cidade Guaxupé

Cafeicultura

Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés apresenta finalistas

Edição de 2019 será decidida entre 28 concorrentes classificados por comissão especial.

Publicado em 19/11/2019 às 06:00

Cafés finalistas passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão de jurados. (Foto: Emater/MG)

Divulgada a lista com os finalistas do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Ao todo, 28 produtores vão disputar a fase final da competição. A lista com os classificados pode ser consultada neste link.

Foram classificados para a final 12 produtores na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, e 16 na categoria Natural. Para chegar até esta etapa, os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão de jurados. 

As amostras classificadas obtiveram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).  

A solenidade de encerramento do concurso, quando serão anunciados os vencedores, será realizada no dia 3 de dezembro. O evento terá início às 14h, na sede da Emater-MG. 

Concurso 

Participam do concurso amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. A participação é gratuita. O regulamento completo do concurso pode ser consultado em www.emater.mg.gov.br. 

A disputa deste ano tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutosmaduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem. 

No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação. Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria. 

No encerramento, previsto para dezembro, serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora. Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Todos receberão diploma. 

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário