Portal da Cidade Guaxupé

aCAF

Cafeicultores do Sul de Minas lançam Associação da categoria durante a Femagri

Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas (ACAF) tem objetivo de fortalecer a marca dos cafés que são produzidos na região.

Publicado em 13/02/2020 às 23:51
Atualizado em

Representantes de entidades e cafeicultores participam de lançamento da ACAF. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Juliana é presidente da ACAF. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Produtores de café da região se reuniram na tarde dessa quinta-feira (13) para o lançamento da Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas (ACAF), no estande da EMATER, na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé (Femagri). O lançamento da associação contou com a presença de produtores e extensionistas da EMATER.

“O principal objetivo da ACAF é a qualificação do produtor rural para que a gente produza um café de excelente qualidade da região do sul de minas dentro das boas práticas que o mundo exige que tenha”, explicou a presidente da ACAF, a cafeicultora de Monte Santo de Minas, Juliana Paulino da Costa Melo.

A associação tem o objetivo de reunir produtores de 149 municípios que compõem a região do Sul de Minas. A entidade tem o apoio da EMATER, Ocemg, AMOG, Sebrae, IFSULDEMINAS, Ufla, Concafé, exportadores e cooperativas. 

“O café do sul de minas é famoso no mundo todo como sendo um café de boa qualidade, de uma região própria de café de boa qualidade, mas o marketing disso nunca foi feito da maneira como deveria, porque a gente sempre contou com a fama de ser um bom café e outras regiões acabaram desenvolvendo o seu mercado, outras variedades, outras maneiras de produzir o café e foram obtendo sucesso. A gente hoje está vendendo um café de excelente qualidade quase no preço de commodity, então a gente precisa fortalecer a marca do café do sul de minas. O sul de minas merece esse reconhecimento”, enfatizou Juliana. 

Para participar da associação, os produtores devem seguir procedimentos e boas práticas na lavoura.  

“ Nós formulamos alguns procedimentos para gente garantir que a produção de qualquer que seja o município respeite as mesmas regras: de boas práticas do cultivo, da regularização da propriedade, do ponto de vista ambiental e tributário. A gente precisa que o cafeicultor ele esteja muito tranquilo de como está a propriedade dele para que ele produza café de qualidade, então teremos algumas regras para serem seguidas”, disse a presidente da ACAF.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário